O governador em exercício, José Wanderley Neto, assinou, nesta quinta-feira, o decreto de tombamento do prédio do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – antiga Faculdade de Medicina de Alagoas. A iniciativa foi proposta pelo Conselho Estadual de Cultura e tornou o antigo prédio mais um patrimônio histórico do Estado.
A solenidade ocorreu na Sala de Conselhos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde também foi firmado um convênio entre a Secretaria Executiva de Planejamento (Seplan), a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e a Ufal que vai permitir a operacionalização do Programa de Estruturação e Democratização do Sistema de Crédito por meio de acompanhamento de projetos de desenvolvimento.
Para José Wanderley, o tombamento da antiga Faculdade de Medicina representa mais um benefício para a história do Estado além de possibilitar recursos para a restauração do prédio uma vez que se torna, desde então, um bem público. “Agora vamos junto ao Ministério da Cultura adquirir recursos necessários para o restauro do prédio”, frisou Wanderley.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, disse que é importante e necessário tombar prédios históricos para a preservação da cultura em Alagoas. Viégas lembrou já foram assegurados investimentos para a restauração da Catedral Metropolitana de Maceió, a Arquidiocese de Penedo e para a Biblioteca Estadual. “Quando tombamos um prédio ele ganha importância histórica, seu significado sempre será lembrado”, observou o secretário.
Na solenidade, a reitora da Ufal, Ana Dayse Dória, agradeceu a parceria do governo nesse e em outros projetos e destacou o apoio recebido nas demandas da Universidade. “Esse é nosso primeiro prédio tombado e é mais um projeto que realizamos junto com o governo; o Conselho de Estadual de Cultura tem dado imensa contribuição para preservar a história de Alagoas”, afirmou.
Para a diretora do ICBS, Teresa Calado, tombamento que vai inserir o antigo prédio na história de Alagoas. “Vamos sair do prédio com muita saudade, mas com a certeza de que o compromisso firmado hoje representa a nossa história que ficará guardada para sempre”, frisou.
O secretário de Estado do Gabinete Civil, Álvaro Machado, ressaltou o significado do prédio para alunos e professores, recordando sua passagem pela Faculdade de Medicina. “Assim como o vice-governador, eu também fui aluno e esse momento tem um significado muito importante para todos nós”, destacou Machado.