Teste rápido. Para facilitar o acesso da população a exames que fazem a contagem de plaquetas e hematócrito, visando detectar precocemente casos de dengue, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está descentralizando as ações do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Por meio desta ação, que consiste na implantação de equipamentos automatizados de hematologia, os laboratórios dos ambulatórios 24 horas e de mais 10 municípios serão estruturados.
"Essa organização dos serviços, principalmente nos ambulatórios é fundamental para reestruturar a assistência de urgência e emergência. Isso vai ajudar a reduzir muito a demanda no Hélvio Auto de pacientes que precisam ser submetidos a este tipo de exame", destaca o secretário da Saúde, Herbert Motta, elogiando ainda o trabalho da equipe técnica do Lacen.
Com isso, será possível iniciar o tratamento da dengue com agilidade, contribuindo para tratar o paciente antes que a doença se agrave e garantindo o seu restabelecimento. “Isso significa dizer que as chances de cura serão maiores, pois quanto mais cedo o tratamento é iniciado, menos seqüelas a patologia causará ao paciente”, ressalta a assessora técnica do Lacen/AL, Selma Cerqueira.
Capacitação – Ainda de acordo com ela, a partir da próxima semana, a Sesau estará capacitando os técnicos que atuam nos laboratórios. O processo deve ser concluído durante o mês de janeiro de 2011. “Esse treinamento é necessário porque alguns profissionais não estão aptos a trabalharem com equipamentos automatizados de hematologia”, justificou Selma Cerqueira.