A Caixa Econômica Federal aprovou as adequações técnicas realizadas no Projeto de Urbanização do Vale do Reginaldo e a retomada das obras já foi autorizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra-AL). De acordo com a secretaria, os trabalhos serão reiniciados no início de janeiro, após o período de recesso natalino da empresa executora do projeto.
A obra foi interrompida em novembro, para aguardar a aprovação da Caixa sobre os ajustes técnicos realizados no projeto inicial. Durante o período, representantes da Seinfra-AL se reuniram com líderes comunitários do Vale do Reginaldo para explicar sobre o andamento dos trabalhos.
Ajustes
Segundo o assessor técnico da Seinfra-AL, Leonardo Bitencourt, à medida em que a obra foi executada, o projeto precisou de readequações técnicas, compatíveis com as condições encontradas em algumas áreas.
“As alterações exigiram estudos aprofundados e prospecções técnicas que as fundamentassem, garantindo a aprovação plena dos órgãos fiscalizadores. Nem sempre essa aprovação é rápida, nos reunimos com a comunidade do Vale para explicar a situação e agora já podemos reiniciar os trabalhos”, explicou Bitencourt.
O projeto
O Projeto Integrado de Urbanização do Vale do Reginaldo é viabilizado conjuntamente pelos governos federal, estadual e municipal. Compete ao Estado a construção de 1.512 apartamentos e de equipamentos públicos, como uma creche-escola e um posto de saúde, além da execução de um projeto técnico-social com moradores da comunidade.
A primeira etapa da obra habitacional executada pelo Estado foi concluída em junho deste ano, quando 180 apartamentos foram entregues à comunidade. As etapas seguintes estão em estágio avançado de obras. Também está previsto no projeto, sob responsabilidade da prefeitura de Maceió, a implantação de infraestrutura, incluindo um eixo viário que vai desafogar o tráfego na região circunvizinha.