Um ano depois de conquistar a taça do Australian Open juvenil, Tiago Fernandes foi eliminado logo em sua estreia no qualifying adulto do Grand Slam australiano, nesta quarta-feira. O alagoano de 17 anos foi derrotado, com direito a um pneu, pelo cazaque Evgeny Korolev, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0.
O cazaque número 147 do mundo bateu facilmente o jovem brasileiro, apenas o número 576 do ranking, em 68 minutos de partida. Enquanto o alagoano aprentava um melhor desempenho no primeiro saque (61%), Korolev se destacava na devolução (26 pontos, 60%). O aproveitamento das chances de quebra também fez a diferença. Tiago marcou apenas em uma das cinco tentativas, enquanto seu rival aproveitou seis das nove chances que teve.
Tiago Fernandes recebeu o convite para disputar o quali do Australian Open após levar o prêmio de melhor juvenil da competição de 2010. Depois da participação no primeiro Grand Slam do ano, o brasileiro terá agora outros desafios na categoria adulta. Ele participará do Challenger de Cingapura (24/01), do Challenger da Tasmânia (31/01) e do Brasil Open (07/02), na Costa do Sauípe (BA).
Em outras partidas com brasileiros nesta quarta-feira, Thiago Alves venceu o suíço Michael Lammer por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 7/5). Rogério Dutra da Silva também estreou com vitória sobre o russo Evgeny Donskoy por 2 sets a 0 (duplo 6/3).