Uma das mais tradicionais festas religiosas da zona da mata alagoana, a festa de Santa Maria Madalena, padroeira de União dos Palmares, teve início na tarde deste domingo, 16, com a realização da tradicional procissão do mastro.
Segundo estimativas da Polícia Militar de Alagoas, mais de 35 mil pessoas participaram da procissão, que teve como ponto de partida a Rua Juvenal Mendonça, antiga Castelo Branco, sendo finalizada na Praça Basiliano Sarmento, onde o mastro foi fincado em frente a Igreja Matriz.
A festa, que este ano completa 176 anos, será encerrada oficialmente no próximo domingo, 23, quando acontecerá a procissão luminosa da bandeira de Santa Maria Madalena, uma verdadeira demonstração de fé e devoção dos palmarinos a sua santa padroeira.
Segundo estudiosos, a penitência do mastro é uma forma de promessas serem pagas e uma forma de pedir novas graças a santa padroeira. O mastro é importante para os festejos, pois receberá no dia 23, a bandeira com a imagem da santa, simbolizando o início do maior evento religioso da zona da mata alagoana, a Festa de Santa Maria Madalena.