No biênio 2009/2010, a Ouvidoria Judiciária, reativada na gestão do desembargador José Carlos Malta Marques, recebeu 2.343 manifestações. Destas, 94% foram feitas através do preenchimento de formulário no site da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ).
Em 2009, quando da reformulação do site da CGJ, foram encaminhadas à Ouvidoria 987 manifestações. Ao final de 2010, o número saltou para 1.356. Do total de reclamações, 85% diziam respeito ao retardamento processual em comarcas da capital e interior.
Recusa em atendimento (juízes, servidores, oficiais de Justiça, cartórios extrajudiciais), deficiência técnica [de unidades judiciárias] e conduta incoveniente [de servidores em geral] também foram alguns dos itens citados no levantamento da Ouvidoria.
“Depois da reativação de nosso site e da divulgação através dos meios de comunicação, recebemos manifestações de todo o Estado. Nesta gestão, os servidores compreenderam melhor a importância da Ouvidoria”, explicou a ouvidora judiciária Josete Pituba.
As manifestações de quaisquer usuários sobre os serviços do Judiciário alagoano podem ser feitas através da internet ( http://www.tjal.jus.br/corregedoria ) e serão mantidas em absoluto sigilo. Usuários podem se manifestar através do telefone 4009.3256, das 7h30 às 13h30.
A Ouvidoria Judiciária foi reativa em fevereiro de 2009.