A 4ª Companhia Independente em Atalaia passou pelo Estágio de Empregabilidade de Agentes Químicos com o Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes). O objetivo é capacitar a tropa nas ações de Controle de Distúrbios Civis e utilização Técnica dos mais diversos Agentes Químicos existentes na Polícia Militar de Alagoas.
De acordo com o 1º Tenente Caetano, coordenador do estágio e comandante da tropa especializada, a instrução faz parte do II Módulo do Estágio de Nivelamento em Operações Policiais Especiais (ENOPE), em andamento desde janeiro na 4ª Companhia Independente com o Pelopes.
“Com a conclusão do ENOPE, que vem sendo realizado uma vez por semana devido à escala de serviço da tropa, e que tem previsão de término no final do mês, os policiais que integram o Pelotão Especializado terão suas ações niveladas em Operações Especiais, e consequentemente poderão prestar uma assistência mais qualificada a sociedade da região”, afirmou o oficial.
Conforme o Major J. Cláudio, comandante da unidade, no estágio, o policial pertencente ao Pelopes poderá atuar dentro dos parâmentros técnicos de empregabilidade dos meios, evitando assim, uma conduta inadequada nas ocorrências de Distúbios Civis.
“A nossa tropa é empregada em várias situações de conflitos rurais e urbano, reintegração de posse, bloqueios de rodovias e confronto de torcedores. Essas ocoorrências são exemplos reais no nosso dia a dia, portanto, a tropa tem que está preparada para tais eventualidades”, destacou o comandante acrescentando que nos próximos meses será colocado em prática o Estágio de Tiro.