O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), e o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) estão cada vez mais próximos de uma aliança que pode ter reflexos para as eleições de 2012. Na manhã de hoje, 11, os dois estiveram juntos em uma assinatura de ordem de serviços na capital alagoana. Cícero Almeida aproveitou o evento para agradecer o apoio recebido por Calheiros diante da crise vivenciada pelo chefe do Executivo municipal por conta das recentes denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual, dentre elas a da “máfia do lixo”.
Almeida destacou Renan Calheiros como um de seus melhores amigos. “Nós sempre trabalhamos juntos. Somos amigos e esta união não é de agora apenas. Sempre tivemos esta parceria pelo bem de Maceió e de Alagoas”, colocou ainda o prefeito. De acordo com Almeida, todas as vezes em que ele esteve em Brasília para resolver assuntos da administração municipal, Calheiros “o colocou embaixo do braço e só o soltou quando tudo esteva resolvido”, frisou.
O prefeito de Maceió ainda lembrou do recente discurso de Renan Calheiros durante um evento em Murici, onde o peemedebista afirmou que Almeida é “o melhor prefeito que Maceió já teve e que a crise passará”. Almeida é acusado de integrar uma fraude na coleta de lixo da capital, que teria lesado os cofres públicos em R$ 200 milhões. Recentemente, outra denúncia do MP atingiu em cheio a Prefeitura de Maceió: trata-se das investigações sobre o rombo do Iprev.
Para afastar a crise, Almeida mobiliza a recomposição da bancada governista e busca alianças políticas para sair de um suposto isolamento. Entre estas aproximações estão o senador Renan Calheiros. Em 2010, ambos estiveram em lados separados na disputa pelo governo do Estado de Alagoas. “Sempre estivemos juntos. Aliviei a dor do meu coração com o pronunciamento (feito por Calheiros em Murici) em relação ao que eu estava passando”, salientou.
Cícero Almeida disse ainda que não pediu para que Renan Calheiros o defendesse e que sequer entrou em contado com o senador. “Ele me defendeu em algo que estou sendo acusado. Aliás, nem estou sendo acusado, porque nunca fui ouvido de nada. Existe a denúncia (máfia do lixo) feita pelo Ministério Público, mas tenho a consciência tranquila. A sociedade sabe a verdade”.
“O senador Renan Calheiros tem muitos amigos, e que ele me inclua entre eles, pois nunca terá um covarde ao seu lado”, finalizou ainda Cícero Almeida. Nos bastidores políticos, a informação é de que a aliança entre Almeida e Calheiros possui como foco as eleições municipais de 2012. Mesmo sem poder ser candidato à Prefeitura, já que não pode concorrer à reeleição, Cícero Almeida deve disputar uma das vagas da Câmara Municipal de Maceió. O apoio do prefeito – por conta da densidade eleitoral – é que está em jogo.