Botafogo e Avaí deixam zebra e tradição de lado e prometem gols

Alexandre Cassiano/GloboLoco Abreu e Caio: titulares do Botafogo

Loco Abreu e Caio: titulares do Botafogo

Na Copa do Brasil, muitas vezes a zebra supera tradição e peso de camisa. E é com este pensamento que Botafogo e Avaí entram no campo do Engenhão, nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília) para dar início à disputa das oitavas de final da competição. O time da casa promete ofensividade para afastar qualquer surpresa desagradável, enquanto os catarinenses confiam na capacidade de surpreender no Rio de Janeiro.

Para tentar recuperar a autoestima da equipe após a derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no último domingo, pelo Campeonato Carioca, o técnico alvinegro Caio Júnior escalou uma formação ofensiva. O xodó Caio fará companhia à dupla de ataque formada por Herrera e Loco Abreu. Do outro lado, o técnico Silas confia na boa fase do atacante Rafael Coelho para alcançar o objetivo de marcar pelo menos um gol no Engenhão e, assim, deixar o time em boas condições para decidir a vaga em casa.

Botafogo e Avaí voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. Quem se classificar pega São Paulo ou Goiás nas quartas de final da Copa do Brasil.

O árbitro deste confronto será Fabrício Neves Correa (RS), que terá os auxiliares José Javel Silveira (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS).

O que está em jogo
Botafogo: apesar de ter quebrado a barreira da segunda fase após dois anos, o Botafogo sonha com o título inédito da Copa do Brasil. E depois da derrota por 2 a 0 para o Flamengo, pelo Carioca, o time de Caio Júnior entra em campo pressionada para se recuperar e construir um bom resultado em casa, de olho na partida de volta.

Avaí: os catarinenses prometem misturar cautela e ousadia. Fora da casa, a intenção é conquistar um resultado positivo que permita ao time decidir a vaga na partida de volta, em Florianópolis, semana que vem. O gol fora de casa é apontado pelo técnico Silas e pelos jogadores como fundamental.

As escalações
Botafogo: Caio Júnior promoveu uma significativa mudança na equipe. Pela primeira vez, Caio começará uma partida como titular ao lado de Herrera e Loco Abreu. O Talismã atuará como "ponta de lança", segundo o treinador, com a missão de se aproximar dos atacantes e fornecer mais opções ofensivas à equipe. Márcio Azevedo, que cumpriu suspensão no último domingo, pelo Carioca, volta ao time. O Botafogo terá a seguinte escalação: Jefferson, Alessandro, João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Arévalo, Everton e Caio; Herrera e Loco Abreu.

Avaí: a equipe vai voltar ao 3-5-2, com dois volantes e um meio-campista. O armador Marquinhos Santos, capitão do time, está machucado e sequer viajou para o Rio. A provável escalação: Renan, Émerson Nunes, Gian e Cássio; Julinho, Marcinho Guerreiro, Marquinhos Gabriel, Fabiano (Diogo Orlando) e Felipe; William e Rafael Coelho.

Fique de olho
Botafogo: novidade de Caio Júnior para a partida, Caio ganha mais uma oportunidade como titular, dessa vez ao lado de Loco Abreu e Herrera. Ele terá a função de dar mais opções aos atacantes.

Avaí: depois de uma passagem ruim pelo Vasco, o atacante Rafael Coelho recuperou a boa forma em Florianópolis. Autor de dez gols em 15 jogos pela equipe, ele é arma importante do ataque avaiano.

Curiosidades
* Esta será a sétima vez que Botafogo e Avaí se enfrentam em competições nacionais. O Alvinegro está invicto, com três vitórias e três empates. Nos gols marcados, o Botafogo também leva vantagem de 11 a 5. As duas equipes duelam pela primeira vez pela Copa do Brasil.

* O Avaí disputa a Copa do Brasil pela oitava vez e nunca passou das oitavas de final. Em 2007, foi eliminado pelo Atlético-MG e em 2010 caiu diante do Grêmio.

* Em sua trajetória na Copa do Brasil, o Botafogo atuou 45 vezes no Rio de Janeiro, com 27 vitórias, 11 empates e sete derrotas. A última delas, os 3 a 2 para o Santa Cruz, no ano passado, no Engenhão. Como mandante, o Alvinegro marcou 92 gols e sofreu 49.

Confronto
Botafogo e Avaí se enfrentaram pela última vez no dia 7 de novembro de 2010, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. O duelo, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou empatado em 0 a 0

Fonte: Globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário