A recente rivalidade entre Estudiantes, da Argentina, e Cruzeiro terá mais um capítulo escrito nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília). As equipes se enfrentarão no reformado estádio Ciudad de La Plata, pela última rodada do Grupo 7 da Taça Libertadores, já de olho nos possíveis adversários que terão pela frente nas oitavas de final.
Embora o estádio tenha sido remodelado para abrigar a disputa da Copa América deste ano, três shows da banda irlandesa U2 praticamente destruíram o gramado. Nessa terça-feira, no reconhecimento do estádio, os jogadores cruzeirenses ficaram assustados com a péssima condição do campo de jogo. O meia Roger desabafou e mostrou o sentimento de todos os atletas
– Lamentável! A gente vê um estádio tão bonito como este e um gramado nestas condições. Achei que não ia ter treino, porque as condições eram muito ruins. Muita areia. Nós nos preparamos para dar o melhor, e as pessoas que cuidam da organização não fazem o mesmo. E quem sai prejudicado somos nós e o torcedor, que não vai ter um espetáculo à altura.
Estudiantes e Cruzeiro já estão classificados para a próxima fase, e o duelo na Argentina valerá mais para reavivar o sentimento de batalha entre os dois times, que se encontrarão pela sexta vez nos últimos três anos. A arbitragem ficará por conta do árbitro Roberto Silvera, do Uruguai, que será auxiliado por seus compatriotas Mauricio Espinosa e Miguel Nievas.
A TV Globo transmite a partida, ao vivo e com exclusividade, para os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a partir das 21h20m.
O que está em jogo
Estudiantes: a equipe argentina, com dez pontos, precisa de uma vitória por oito gols de diferença para tirar do Cruzeiro o primeiro lugar do Grupo 7. Pela dificuldade de alcançar o objetivo, e também por conta de compromisso pelo Campeonato Argentino no fim de semana, o técnico Eduardo Berizzo resolveu poupar alguns jogadores titulares e dar chance a atletas que retornam de lesões.
Cruzeiro: de olho no primeiro lugar geral da competição, a Raposa entrará em campo disposta a conseguir a vitória a todo custo, ainda mais por enfrentar uma equipe mista. Com 13 pontos, o Cruzeiro precisa de apenas uma vitória simples para garantir o objetivo e conquistar a vantagem nos mata-matas.
Escalações
Estudiantes: os "Pinchas", como são conhecidos na Argentina, estão a um ponto do líder River Plate no torneio Clausura. Por conta dessa disputa, o técnico Eduardo Berizzo poupará jogadores importantes diante do Cruzeiro, como Verón, Desábato, López, Sanchez e Braña. Com isso, os argentinos demonstram que nem pensam em tirar oito gols de diferença para ficar com a liderança do grupo. O provável Estudiantes que irá a campo é Orión; Mercado, Roncaglia, Ré e Benítez; Núñez, Steffanatto, Peñalba e Barrientos; Gastón Fernández e Pereyra.
Cruzeiro: o técnico Cuca perdeu seu melhor jogador para o duelo com o Estudiantes. O meia Walter Montillo ficou em Belo Horizonte para acompanhar a cirurgia de coração do filho mais novo, Santino, de apenas um ano. Assim, Cuca optou pela formação com três volantes no meio-campo, com a entrada de Leandro Guerreiro. A Raposa vai a campo com Fábio; Pablo, Gil, Victorino e Gilberto; Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná, Henrique e Roger; Thiago Ribeiro e Wallyson.
Fique de olho
Estudiantes: o atacante Gastón Fernandez é bem conhecido pela torcida do Cruzeiro. Em 2009, no segundo jogo da final, em Belo Horizonte, o jogador marcou o gol de empate da derrota celeste por 2 a 1. Agora, La Gata, como é conhecido na Argentina, retorna de contusão muscular e pode sentir a falta de ritmo. Porém, todo o cuidado é pouco com Fernández, que terá o apoio da torcida e já está acostumado com o polêmico gramado do Ciudad de La Plata.
Cruzeiro: o atacante Thiago Ribeiro tem feito grandes partidas e é o principal goleador da Raposa na temporada, com 11 gols, sendo oito pelo Mineiro e três pela competição continental.
Curiosidades
* Em La Plata, pela competição continental, foram dois jogos, todos no estádio Ciudad de La Plata, com uma vitória do Estudiantes e um empate. O time argentino marcou quatro gols e não levou nenhum.
* Ao todo, foram sete partidas entre as equipes, com três vitórias para cada lado e um empate. A Raposa marcou 12 gols e levou sete dos argentinos.
* Os dois times decidiram uma Taça Libertadores. Em 2009, o Estudiantes sagrou-se campeão, após uma vitória de virada, por 2 a 1, e fez a festa em pleno Mineirão.
Engasgada com a perda do título dois anos antes, o Cruzeiro liquidou o Estudiantes, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A goleada por 5 a 0 deu o pontapé inicial para que o Cruzeiro chegasse à liderança do Grupo 7. Os autores dos gols foram Roger (dois), Montillo (dois) e Wallyson