Devolução de cheques cresce em Alagoas

AssessoriaTrabalhadores estavam sendo pagos com cheques sem fundo

Trabalhadores estavam sendo pagos com cheques sem fundo

Análise realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP), órgão vinculado à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Maceió, constatou que o volume de cheques devolvidos cresceu em Alagoas no mês de março. Esse aumento foi de 30,43% em relação ao mês anterior e de 9,41% quando comparado ao mesmo período de 2010. O comportamento dos cheques no Estado entrou na contramão do País que apresentou uma redução de 14,97% em suas devoluções.

Segundo o economista e coordenador do IEP, Silvio Costa, a razão para o aumento nas devoluções é o alto comprometimento da renda do consumidor com dívidas e, também, a utilização de cheques pré-datados, em parcelamento de longo prazo, como forma de pagamento de débitos em compras.

Em Alagoas, a quantidade de cheques devolvidos representou 8,17% das compensações. No período analisado, foram compensadas 293.445 unidades, das quais 23.969 (17%) foram devolvidas aos bancos.

TÍTULOS
O IEP também analisou o comportamento dos títulos encaminhados para protesto. Do total de 5.878 títulos distribuídos em março, 2.471 deles, ou seja, 42,4% foram protestados. Os encaminhamentos cresceram 25,41% em relação a fevereiro e 10,66% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já os protestos aumentaram apenas na comparação com o mês anterior. Em relação a março de 2010, o número de títulos protestados teve redução de 9,39%.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário