Servidores em greve da educação e saúde municipal invadiram o prédio da Secretaria Municipal de Finanças, no Centro de Maceió, na manhã desta quinta-feira, dia 15, para pleitear uma audiência diretamente com o prefeito Cícero Almeida (PP). O atendimento no local foi suspenso.
Os manifestantes querem negociar o reajuste salarial de 2011 diretamente com o chefe do executivo municipal, que assinou decreto concedendo 5,91% para as duas categorias. O índice não teria sido discutido com os servidores municipais e muito abaixo do pleiteado, por isso, eles não aceitam o valor concedido. Os servidores reivindicam de 17% e alegam haver recursos para este reajuste.
A ocupação acontece no térreo do prédio e com isso suspendeu o atendimento à população. Dezenas de pessoas que aproveitavam o penúltimo dia para pagamento do IPTU com desconto tiveram que deixar o local.
De acordo com o presidente do Sindiprev, Cícero Lourenço, um grupo de servidores terá no início da tarde uma reunião com uma comissão autorizada pelo prefeito para negociar com a categoria. Entre os representantes da Prefeitura de Maceió, estão o secretário de Educação, Tomaz Beltrão, e o de Saúde, Adeilson Loureiro.
“Esperamos que eles apresentem uma proposta satisfatória. Mesmo com a reunião, os servidores continuarão ocupando o prédio. Após a reunião faremos uma nova assembleia para discutir o movimento”, completou Lourenço.