Defesa Civil recebe treinamento para atuar na Sala de Alerta

Ascom SemarhAscom Semarh

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que integram a Defesa Civil Estadual começaram nesta segunda-feira (25) treinamento para operar a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que monitora a rede hidrometeorológica do Estado. A iniciativa garantirá o monitoramento 24 horas das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba, inclusive em fins de semana e feriados.

Neste momento inicial, oficiais do Corpo de Bombeiros receberão instruções sobre o funcionamento do sistema de informações da rede de monitoramento hidrometeorológico e o funcionamento das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas em Pernambuco (Brejão, Canhotinho, Correntes e Palmerina), cabeceira dos rios Mundaú e Paraíba, e em Alagoas (União dos Palmares, São José da Laje, Quebrangulo, Viçosa e Atalaia). Uma décima estação está sendo instalada em Rio Largo.

Nesta segunda-feira (25), os integrantes da Defesa Civil Estadual iniciaram o primeiro passo da capacitação, baseados nos conceitos básicos da Meteorologia. Já na terça-feira (26), eles passam para uma etapa mais avançada, onde aprenderão a analisar e interpretar as imagens e modelos meteorológicos oriundas de satélite. Isso permitirá realizar a previsão climática, que envolve chuvas, temperatura, ventos e umidade.

Na quarta-feira (27), os integrantes do Corpo de Bombeiros aprenderão a analisar as informações hidrológicas fornecidas pela Sala de Alerta, instalada na Semarh. Com isso, conseguirão identificar, em tempo real, a quantidade de chuva e o nível dos rios através das PCDs instaladas em Pernambuco e Alagoas. Essas informações estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas (ANA) e qualquer cidadão pode acessá-las.

O curso de capacitação com os oficiais do Corpo de Bombeiros terminará na próxima sexta-feira (29), onde os dois últimos dias serão dedicados à aprendizagem prática de manuseio das ferramentas do novo sistema de monitoramento hidrometeorológico de Alagoas. Com isso, técnicos da Semarh realizarão o monitoramento durante o horário normal do expediente e os técnicos da Defesa Civil Estadual farão o monitoramento no horário fora do expediente.

A Sala de Alerta funciona na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em Jacarecica.

Fonte: Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário