A população de Paripueira, no litoral Norte, está sendo mobilizada para participar no próximo sábado (30), do Dia D de Vacinação contra a Gripe, promovido pelas secretarias estadual e municipal de Saúde. De acordo com a programação, a ação que reunirá gestantes, idosos, crianças com idade entre 06 meses a 2 anos de idade, acontecerá às 9h, na Praça Padre Cícero, e contará com a participação do Zé Gotinha personagem criado para promoção das campanhas vacinais.
Após a concentração, o personagem sairá em carreata pelas principais ruas de Paripueira, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do prefeito Abraão Moura, e da secretária municipal de Saúde, Maria Nizete Machado. "O Dia D será em Paripueira, mas no sábado cada município reforçará suas ações. O ato vale para todo o Estado", orienta Alexandre Toledo.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cleide Moreira, Paripueira foi escolhido para sediar o Dia D de Vacinação contra a Gripe por conseguir alcançar as metas de vacinação durante as campanhas promovidas anteriormente. “Paripueira sempre se destacou positivamente em todas as ações de imunização, daí porque prestigiarmos um município que cumpre com maestria as suas atribuições na área da saúde”, frisou.
Ainda de acordo com Cleide Moreira, a Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como propósito imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores em saúde, além dos indígenas. “Ao todo devem ser vacinados 463.901 alagoanos até o próximo dia 13 de maio e o Dia D de Vacinação contra a Gripe marca oficialmente a abertura da campanha”, informou.
Para a secretária de Saúde de Paripueira, Maria Nizete Machado, o fato de a Sesau ter escolhido o município para sediar o Dia D de Vacinação contra a Influenza representa o trabalho sério que a atual gestão vem realizando na área da saúde. “Sempre cumprimos as metas estabelecidas para o município, mesmo diante da dificuldade de percorrer algumas localidades de difícil acesso”, relatou.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau assegurou que todos os municípios alagoanos receberam treinamento sobre a vacinação e que as doses necessárias para a cobertura vacinal já foram distribuídas com as centrais de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Matriz de Camaragibe, União dos Palmares e Santana do Ipanema. A meta é atingir no mínimo 80% do contingente populacional, sendo a vacina contra indicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina.
Vacinação – A vacinação contra a Gripe está ocorrendo em todos os postos de saúde dos 102 municípios de Alagoas, além de postos volantes instalados em shoppings e supermercados. No caso das crianças, os pais devem levá-las duas vezes aos postos de vacinação, num intervalo de 30 dias, quando será aplicada meia dose em cada vez.
Segundo estudos, na população com mais de 60 anos, a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Entre os residentes em casas de repousos e/ou asilos, a redução na mortalidade chega a 60%.