De acordo com o coronel Gilson Romeiro – da Defesa Civil Estadual – seis municípios já se encontram em estado de emergência por conta das chuvas que caem em Alagoas neste fim de semana. O coronel destaca que já há o registro de pelo menos 200 famílias desabrigadas, mas que os números ainda não foram fechados em sua totalidade.
Em virtude da situação, o coronel ressaltou que os quartéis da Polícia Militar de Alagoas e do Corpo de Bombeiros, em todo o Estado, já estão sendo orientados a receber doações da população que deseje ajudar os desabrigados. “Estamos abrindo espaço para recebimento de doações e trabalhando junto aos municípios”, destacou o coronel.
Devido à intensidade das chuvas, já são registrados alagamentos e deslizamento de barreiras em todo o Estado. Em Maceió, dois deslizamentos foram registrados na manhã de hoje, 30, mas sem feridos. Em Alagoas, há o registro de uma morte ligado às chuvas.
Estão em situação de calamidade as cidades de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Jundiá, São Luiz do Quintunde, São Miguel dos Milagres e Campestre. O presidente da Associação dos Municípios Alagoas, prefeito de Paripueira, Abraão Moura, também trabalha junto à Defesa Civil no levantamento de dados.
Moura destaca que ainda não se tem um número do total de desabrigados e diz que este levantamento já está em andamento. Só em Jundiá, há o registro de pelo menos 150 famílias desabrigadas. De acordo com Gilson Romeiro, os desalojados e desabrigados estão sendo conduzidos a prédios públicos – como escolas – casas de parentes e amigos, ou até mesmo residências locadas.
A previsão é de que o fim de semana seja de chuva intensa em Alagoas.