Mais três municípios da região Norte de Alagoas decretaram estado de emergência em decorrência das fortes chuvas que novamente caem no interior do Estado. As cidades de Jacuípe, Japaratinga e Colônia Leopoldina estão com cerca de 400 pessoas desalojadas devido às enchentes.
Segundo informações da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os rios Jacuípe e Copaoba transbordaram, provocando a enchente nos municípios. Diversas casas foram destruídas pela correnteza e outras inundadas.
Na cidade de Jacuípe, os moradores estão ilhados, sem acesso terrestre. A ajuda ao município apenas pode ser feita por helicóptero, o que dificulta os trabalhos. Os levantamentos parciais apontam que 200 pessoas estão desalojadas.
Em Japaratinga, várias casas e lojas do centro da cidade foram inundadas. De acordo com o prefeito Bruno Loureiro, choveu mais de 15h ininterruptas, provocando o transbordo do Rio Copaoba. Trinta e cinco casas foram destruídas e outras 165 danificadas. O número parcial de desalojados é de 120 pessoas.
No município de Colônia de Leopoldina, duas casas desabaram e 200 foram inundadas, mas não há registro de vítimas fatais. Cinquenta e duas pessoas estão desalojadas. Um posto de saúde do distrito Mangueira também foi atingido pela enchente e teve o atendimento suspenso. Quatro bairros foram atingidos.
Nos três municípios, as vítimas das enchentes estão sendo alojadas nas escolas municipais.
Com as novos decretos de situação de emergência, sobe para dez o número de cidades atingidas pelas chuvas. Já estavam em situação de emergência os municípios de Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quintunde, São Miguel dos Milagres, Campestre, Paripueira e Porto de Pedras.
A previsão meteorológica é de que as fortes chuvas na região Norte e Zona da Mata devem se estender, segundo informações da Sala de Situação, até quarta-feira.