A Campanha de Vacinação contra Gripe foi prorrogada em Alagoas. O anúncio foi do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, após reunião com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, e a gerente do Programa estadual de Imunização, Denise Castro, nesta sexta-feira (13).
A meta no Estado é que 463.901 alagoanos sejam vacinados e até agora 313.560 receberam a vacina, isso corresponde a 67,59 % preconizado pelo Ministério da Saúde. As chuvas que atingiram Alagoas dificultaram o acesso dos vacinadores em determinadas regiões, contribuindo para a decisão de Toledo.
“Nosso é objetivo é atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde e, em função das chuvas, alguns municípios estão com dificuldade de atingir a meta”. Vamos fortalecer as ações junto aos municípios, inclusive iremos buscar o envolvimento de outros órgãos estaduais, a exemplo das Secretarias de Agricultura e Educação”, afirmou Toledo, garantindo reforçar a disponibilização de veículos para os locais de difíceis acessos e zona rural dos municípios.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a Campanha de Vacinação contra Gripe em Alagoas está em segundo lugar no Brasil com a melhor cobertura vacinal e primeiro lugar na Região Nordeste. “A decisão do secretário de Saúde é fundamental para que o Estado possa atingir a meta e principalmente os municípios com a cobertura vacinal baixa”, disse.
De acordo com a gerente do Programa estadual de Imunização (PNI), Denise Castro, neste final semana serão reforçadas as ações nos municípios com baixa cobertura vacinal, a exemplo de Jacuípe.
“A Sesau em parceria com os municípios vão intensificar as ações da campanha até o dia 20, principalmente os que estão com cobertura vacinal baixa”, garantiu Denise, alertando a população sobre a importância da vacina para prevenção de complicações da gripe.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério Saúde (MS), em Alagoas já foram vacinadas 62.646 crianças, 33.087 trabalhadores da saúde, 27.418 gestantes, 7.520 índios e 182.889 idosos. Dos 102 municípios alagoanos, apenas 40 municípios atingiram a meta de 80%, preconizada pelo PNI, o que foi determinante para a prorrogação.
Por esta razão, segundo a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, os alagoanos que ainda não se imunizaram devem comparecer aos postos de vacinação espalhados por todos os municípios. “Fazemos um chamamento à população a se imunizar, pois a vacina contra a Influenza evita a Gripe Normal, além da Gripe A e a H3N2”, informou.
Contra indicações – De acordo com o MS, a vacina contra a Influenza é contra indicada para as pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. No caso das crianças, os pais devem levá-las duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose.