A Inspetoria de Exercício Profissional da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município vai atuar, neste sábado (14) e domingo (15), junto aos profissionais de tatuagem e piercing, durante a realização da Feira de Tatuadores, evento nacional que acontece este final de semana no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O trabalho dos inspetores começou nesta sexta-feira (13), antes mesmo do evento ser aberto à população, com a verificação do alvará sanitário dos participantes, que vão demonstrar sua habilidade, talento e criatividade nos estandes da feira.
“Estaremos atentos às condições de higiene, ao equipamento – que precisa ser descartável ou esterilizado – e às tintas a serem utilizadas, que devem ter registro da Anvisa, para garantir ao consumidor a segurança necessária nestes tipos de intervenção”, afirma o coordenador da Inspetoria, Ronaldo Pimentel.
Além da fiscalização, as equipes da Covisa municipal estarão com um estande no local, onde, além de orientar a população acerca dos cuidados a serem adotados na escolha dos serviços expostos no local, promoverão a distribuição de panfletos educativos. Pimentel reforça a necessidade dessa atitude preventiva, por conta do perfil dos procedimentos, que ao utilizar técnicas invasivas, podem causar a transmissão de doenças como hepatite e Aids.
A ação da Covisa municipal será realizada ainda com a parceria do Laboratório Central (Lacen), que ficará responsável pelo recolhimento de todo o resíduo de saúde (como agulhas e algodão usados) durante o evento.