Oito mendigos receberam atendimento de emergência no bairro Santa Amélia, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, depois de ingerir bebida alcoólica com substância que provocou intoxicação, de acordo com a Polícia Militar. A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio.
De acordo com as primeiras informações, eles teriam ingerido cachaça com chumbinho, um tipo de veneno para ratos. A polícia apura quem pode ter provocado o envenenamento.
Uma moradora da região ficou indignada como o acontecido. De acordo com a mulher, que não quis ser identificada, é comum a presença de mendigos no bairro. "Eles incomodam, mas é absurdo uma pessoa chegar ao ponto de fazer isso com eles", disse a moradora ao G1.
Às 11h, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as vítimas – sete homens e uma mulher – receberam atendimento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com quadro de intoxicação e foram encaminhadas para quatro Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em Belo Horizonte. Nenhum dos moradores de rua está em estado grave, de acordo com a secretaria.
Ainda segundo a secretaria, todos relataram ter ingerido bebida alcoólica e, a partir disso, apresentaram sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais e sonolência.
Por volta das 13h, a transferência de um dos moradores de rua foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Ele estava consciente e apresentava traumatismo craniano leve, provavelmente causado por uma queda.