O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, por coincidir com o dia do desaparecimento de uma menina de 9 anos, que virou símbolo e mártir desse tipo de violência. Para marcar a passagem da data, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Diretoria de Proteção Social Especial (DPS), vai realizar atividades e abordagens sociais nas escolas municipais, por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Para o dia 18 de maio, foi agendada uma atividade especial no Centro da Cidade, das 8h às 12h, com panfletagem divulgando os serviços dos Creas e trabalhando a temática “abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, além da apresentação da companhia teatral SOS Sorriso. Também haverá mobilização da campanha no aeroporto Zumbi dos Palmares e na Rodoviária de Maceió onde haverá estandes para informações e com distribuição de panfletos.
Parcerias foram firmadas para ampliar as ações na quarta-feira (18), a exemplo dos Correios em Alagoas, que colocarão seus carteiros caracterizados com as camisetas da campanha. Outro parceiro envolvido é o setor hoteleiro, que disponibilizará, nesse dia de grande mobilização, cartões-postais com o tema de Combate à Exploração Sexual Infantil e o telefone para denúncias: 0800-284- 8048.
Segundo o secretário Francisco Araújo a mobilização tem o objetivo de demonstrar que todos: família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento e a mídia abracem a causa, buscando prevenir situações de risco. “É necessário garantir a nossas crianças e adolescentes um futuro com apoio e segurança para que elas se desenvolvam”, destaca.
Nesta segunda-feira (16), foram realizadas palestras educativas do Creas/Paefi Orla Lagunar, na Escola Municipal José Carneiro, localizada no Farol, além de distribuição de cartilha informativa, exposição dialogada, apresentação de fantoches e lançamento de concurso de redação abordando o tema exposto.