Os peritos oficiais do Estado cruzaram os braços por 48 horas em protesto à exoneração da perita Ana Marcia Nunes e à nomeação do coronel Roberto Libertado do Santos para o posto de Perito Geral Oficial do Estado de Alagoas. A nomeação do coronel foi publicada na edição desta quinta-feira, 19, do Diário Oficial do Estado.
A nomeação, segundo o presidente da Associação dos Peritos Criminais de Alagoas, José Veras, foi encarado pela categoria como ingerência política. “Fomos surpreendidos pela nomeação e desconhecíamos qualquer insatisfação do comando da Secretaria de Defesa Social com a gestão de Ana Márcia”, explicou Veras.
Ainda segundo o representante da associação, uma reunião entre os peritos e o presidente do Conselho Estadual de Segurança, Delson Lira, deve ocorrer na tarde de hoje, a partir das 14h, para tratar a questão. “Vamos conversar com o presidente do conselho e posteriormente vamos decidir quais medidas serão adotadas”, esclareceu.
Veras confirmou, ainda, que a diretora do Instituto de Criminalística (IC), Rosana Coutinho, o diretor do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, Gerson Odilon, estariam elaborando os pedidos de exoneração em solidariedade à postura da categoria.
De acordo com a assessoria de comunicação de Secretaria de Defesa Social, a nomeação do coronel Roberto Liberato é uma “escolha pessoal do secretário Dário Cesar, sua principal missão é criar estrutura técnico-administrativa para que a Perícia Oficial torne-se unidade gestora autônoma, além de dotar a estrutura da perícia forense de Alagoas de condições ideais para o desempenho de suas missões.”