Os vereadores de Maceió instalaram na manhã desta quinta-feira, 19, o parlamento jovem da Câmara Municipal. De acordo com o presidente, Galba Novaes, o parlamento não tem função deliberativa, mas agrupa 21 jovens na idade escolar, que poderão discutir temas, como se estivesse em uma sessão ordinária da Casa de Mário Guimarães, podendo inclusive trazer temas propositivos para que os “vereadores adultos” transformem em projeto de lei.
O parlamento jovem conta ainda com a parceria do Fórum de Combate à Corrupção (Focco). O presidente do Focco, Ubirajara Ramos, destacou a importância do evento. “Esta Casa tem sido receptiva ao trabalho que o Fórum vem desenvolvendo e aberta às discussões, como as que se abrem com o parlamento jovem. Fico alegre em ver este trabalho em parceria”, colocou Ubirajara Ramos.
Ainda ao falar do parlamento jovem, ele destacou a importância de incentivar os adolescentes a participarem da política e do processo de construção de cidadania. “É uma das ações da Câmara que pode esclarecer para a população o que faz este Poder. O objetivo é capacitar jovens para o exercício da política, que deve ter como função a produção do bem e a promoção da paz social”, colocou ainda Ramos.
O parlamento jovem será presidido pelo estudante Rodolfo do Nascimento Barros, que ressaltou a importância de cobrar dos vereadores a ação fiscalizadora e de projetos em benefício da comunidade. Para o presidente da Câmara, Galba Novaes, o “parlamento jovem representa um dos avanços da Casa de Mário Guimarães”.
“Temos trabalhado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, com o Tribunal Regional Eleitoral, com o Ministério Público”, destacou. “Estamos recebendo jovens, o que faz com que este momento seja muito importante para a Casa, assim como a instalação do parlamento na Praça, quando realizaremos sessões no bairro do Tabuleiro do Martins”, destacou.
O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna para elogiar a iniciativa do parlamento jovem. “É importante o jovem participar da política para trabalhar e ajudar a sociedade, a melhorar o Estado”, frisou.