A direção da Braskem em Alagoas será convidada a prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Maceió ainda nesta semana, a respeito do vazamento de cloro ocorrido na noite de ontem (21) em sua unidade no Pontal da Barra. O acidente provocou o internamento de cerca de 130 pessoas.
A decisão de requerer a presença de um representante da empresa na Câmara surgiu neste domingo, 22, depois que os vereadores Heloísa Helena (PSOL), Théo Fortes e Fátima Santiago, da Comissão de Saúde da Câmara, estiveram no Hospital Geral do Estado (HGE) para colher maiores informações sobre o vazamento.
Os vereadores também estiveram no Pontal da Barra e nas localidades afetadas pelo vazamento, a exemplo do Trapiche e Vergel do Lago, para conversar com os moradores.
“Esperamos que assim que a indústria tiver em mãos o relatório técnico, com dados objetivos do que realmente ocorreu, possa prestar esclarecimentos à sociedade, além da justificativa que já foi dada, classificando como incidente um vazamento que levou 130 pessoas ao hospital”, disse a vereadora Heloísa Helena, criticando a nota à imprensa emitida pela Braskem.
A vereadora frisou ainda a necessidade da criação de uma comissão formada por integrantes dos governos federal, estadual e municipal para fiscalizar e monitorar permanentemente as áreas onde estão instaladas indústrias químicas.
Sobre a visita aos locais afetados, Heloísa Helena contou à reportagem do Alagoas24horas que, nas Praças Pingo D´Água e Pirulito, ainda havia cheiro de cloro. “As pessoas ainda estavam em desespero. Contaram que ouviram um grande estouro, mas permaneceram nas ruas e nas casas normalmente, já que o alarme da Braskem só soou depois do cheiro muito forte já ter se espalhado. Depois disso, foi uma correria, com muita gente passando mal”, relatou.
O requerimento de convocação da Braskem deve ser apresentado já nesta segunda-feira, 23, à presidência da Câmara.