Os vereadores de Maceió – como já antecipado pelo Alagoas24Horas, ainda no dia de ontem, em entrevista com Heloísa Helena (PSOL) – já estão colhendo informações sobre os incidentes envolvendo a Braskem. A Comissão de Saúde – formada por Heloísa Helena, Théo Fortes (PTdoB) e Fátima Santiago (PP) – acompanharam o atendimento das vítimas do vazamento, no Hospital Geral do Estado (HGE) e buscam maiores esclarecimentos sobre o ocorrido.
Porém, conforme o presidente da Casa de Mário Guimarães, Galba Novaes (PRB), as ações não vão se resumir apenas aos primeiros trabalhos da comissão. Novaes – que se disse assustado com o vazamento ocorrido e com o acidente já registrado na manhã de hoje, 23 – salientou que, na terça-feira, 24, a Câmara Municipal deve ouvir representantes da Braskem.
De acordo com Novaes, será ouvido em plenário – durante a sessão ordinária de amanhã – um diretor técnico industrial. “Há a necessidade e os vereadores cumprem o seu papel de fiscalizar e buscar levar as informações mais corretas à sociedade. A imprensa fez a sua parte neste fim de semana, mas precisamos aprofundar. Queremos informações técnicas sobre o que ocorreu com a Braskem”, colocou Novaes.
O presidente da Câmara Municipal de Maceió questionou ainda a extensão do vazamento ocorrido no sábado, lembrando que a chuva que caiu pode ter ajudado a dissipar a nuvem de cloro que chegou a atingir – conforme números do Hospital Geral do Estado – 130 pessoas. Trinta destas tiveram a necessidade de internamento. O encontro com o representante da indústria e os vereadores está previsto para as 9 horas da manhã da terça.