As fortes chuvas que têm caído ultimamente na região metropolitana de Maceió e em todo o Estado de Alagoas estão carreando grande quantidade de material sólido para os mananciais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), causando excesso de turbidez da água captada e problemas nos sistemas de tratamento. É o caso do Tabuleiro do Pinto, na fronteira de Rio Largo com Maceió. A empresa não está conseguindo tratar a água, inviabilizando a distribuição. Aguarda-se que o tempo melhore para que a estação de tratamento volte a funcionar, regularizando o abastecimento, motivo pelo qual a Casal pede a compreensão dos moradores dessa região.
Em Água Branca, a estação de tratamento parou de operar devido a um problema eletromecânico, afetando o abastecimento dessa cidade, de Mata Grande e de Inhapi. A Casal já está providenciando o conserto e a previsão é de que a situação esteja normalizada até o final desta terça-feira.
Já em Pariconha, houve rompimento da adutora, provocando a suspensão do abastecimento. A recuperação já está sendo providanciada pela Companhia. Os trabalhos devem ser concluídos no início da tarde, a partir de quando o abastecimento começará a ser restabelecido.
Os sistemas de Ibateguara e Colônia Leopoldina estão parados por falta de energia elétrica. A Casal já entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Alagoas e aguarda providências.