Exames preventivos e detecção precoce são as principias armas femininas para combater o câncer do colo do útero e o de mama. A afirmação é da assessora técnica do Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ginecologista Marize Cristina Carneiro Rodrigues de Barros, e reforça a necessidade de as mulheres realizarem exames periódicos para diagnosticar qualquer sinal da doença de forma precoce.
Marize Cristina Barros afirmou que o autoexame nas mamas é o meio inicial que as mulheres têm para conhecer o próprio corpo. Assim como a citologia ajuda a detectar o câncer do colo do útero.
“O câncer de mama e o de colo do útero são os que mais, frequentemente, acometem as mulheres. Ambos são tratáveis e com grandes chances de cura. Para isso, é preciso não descuidar da própria saúde e ir ao médico com a frequência correta. O que mais assusta as mulheres é o câncer de mama. Uma vez que, dependendo do caso, deixa sequelas visíveis. Por sua vez, o câncer do colo do útero tem relação direta com os casos de HPV”, explicou.
Em março deste ano, a presidente da República, Dilma Rousseff, lançou o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero. Alagoas já está à frente no diagnóstico precoce de câncer de mama e de útero, desde fevereiro do ano passado, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Hospital Universitário firmaram uma parceria para garantir assistência pré-câncer uterino.
A parceria visa garantir a realização mensal de 160 exames de colposcopia, 40 de vulvoscopia e 40 cirurgias de alta frequência.
O projeto reforça a prevenção do pré-câncer uterino, que atinge centenas de mulheres entre 20 e 29 anos, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em Alagoas, de acordo com o Programa Estadual de Prevenção e Controle do Câncer, da Sesau, estão estimados, no Estado, 350 casos de câncer de mama para os anos de 2010 e 2011 e outros 270 de casos de câncer do colo do útero para o mesmo período.
Governo Federal – A presidente Dilma Rousseff destacou que o governo federal irá garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos.
Para isso, serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença nas regiões Norte e Nordeste.
Hospitais de todo o país deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e de quimioterapia. Serão instalados ainda 50 centros para confirmação de diagnóstico, com a possibilidade de realização de biópsias. Segundo Dilma Rousseff, os Estados onde há menor oferta do serviço serão os primeiros beneficiados.