O município de Coruripe vai reunir nos dias 27 e 28 de maio, dez representantes dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA´s), da região do Litoral Sul, Baixo São Francisco e Zona da Mata. O objetivo do encontro é capacitar os representantes no projeto “Fortalecendo Conselhos”, que tem o intuito de habilitar 100% dos Conselhos Tutelares e 29 (CMDCA’s).
De acordo com o presidente do CMDCA de Coruripe, Agapito Santana, o projeto de pesquisa-ação é focado no exercício da cidadania em alianças estratégicas. “Nosso intuito é a atuação social, envolvendo instituições relacionadas à consolidação dos direitos das crianças e adolescentes, através dos princípios da democracia participativa”, assegurou ele.
As capacitações vão acontecer nas 10 microrregiões do Estado, sendo a primeira delas nos dias 27 e 28 de maio no município de Coruripe.
Entidade executora do projeto em Coruripe, Associação Renascer, com apoio da Petrobras, Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, através do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência.“A nossa ideia é ampliar o conhecimento e capacitar os conselheiros para que os mesmos possam desenvolver as atribuições estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”, assegurou o diretor municipal de políticas públicas de Coruripe, Weliton Vasconcelos.
São parceiros, a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, o Fórum Permanente dos Conselhos Tutelares de Alagoas, a prefeitura municipal de Coruripe e o CMDCA do município.