A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, dia 14, uma operação que combate à fraude no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A operação foi denominada CIDF, numa alusão à Classificação Internacional de Doenças, que fornece códigos de classificação das doenças. A ação policial está sendo comandada pelo delegado Alexandre Borges. Não foi divulgado o número de mandados expedidos, mas segundo dados fornecidos pelo Instituto Médico Legal Estácio de Lima, 12 pessoas já teriam realizado exame de corpo de delito.
De acordo com as primeiras informações, médicos teriam sido presos pelos agentes federais em cumprimento a mandados expedidos pelo juiz federal André maia Tobias Granja, da 1ª Vara. Peritos da Previdência Social, vindos de Brasília (DF), acompanham os depoimentos na PF.
A Polícia Federal em Alagoas ainda não informou se a operação se dá apenas na capital alagoana. Informações ainda não oficiais dão conta que agentes federais cumprem mandados de brusca e apreensão na Agência Ary Pitombo, na região central da capital alagoana.
Uma entrevista coletiva deverá ser concedida pelos coordenadores da operação às 15h desta terça-feira. A reportagem do Alagoas24horas se encontra na sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, no bairro de Jaraguá, e uma nota oficial deve ser emitida a partir das 8h.
No local, é grande a movimentação de jornalistas, advogados e beneficiários, que foram convocados para prestar esclarecimentos.