Com as ilustres presenças de Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Angela Merkel, primeira-ministra da Alemanha, no Estádio Olímpico de Berlim, capital alemã, o Canadá encarou neste domingo a seleção do país-sede pela primeira rodada do Grupo A da Copa do Mundo de futebol feminino. O que era para ser uma vitória tranquila acabou se transformando em nervosismo nos últimos dez minutos, mas as atuais campeãs garantiram os três pontos vencendo por 2 a 1.
Na partida inicial da competição, a França derrotou a Nigéria por 1 a 0. A segunda rodada da chave acontecerá na próxima quinta-feira. A Alemanha enfrenta as nigerianas em Frankfurt. Já o Canadá joga contra as francesas em Bochum.
O jogo
Em um primeiro tempo movimentado e equilibrado, Alemanha e Canadá dividiram momentos de superioridade. A seleção alemã começou pressionando e, logo aos 11min, abriu o placar com Garefrekes, que aproveitou cruzamento da direita e completou de cabeça para o fundo das redes.
Até os 30min da primeira etapa, o domínio alemão era completo, porém, o Canadá conseguiu armar algumas boas jogadas e se soltar mais na partida, chegando próximo do empate. Entretanto, a eficiência das alemãs com as bolas nos pés falou mais alto. O esforço das canadenses não foi suficiente para impedir que Okyino Da Mbabi ampliasse o placar aos 42min da primeira etapa.
No segundo tempo, a Alemanha continuou melhor no jogo, colocando duas bolas no travessão e administrando a partida sem levar sustos. No entanto, em uma falta, aos 37min, Sinclair diminuiu e deu esparanças às canadenses para buscar o empate. Até os 45min, o jogo foi marcado por muitas pausas por parte das jogadoras europeias, que conseguiram segurar o 2 a 1 e garantir a vitória para sua torcida.
Na próxima quinta-feira, o Canadá viaja para Bochum, onde enfrenta a França, às 13h (de Brasília). No mesmo dia, a Alemanha vai encarar a Nigéria pela segunda rodada do grupo, às 15h45 (de Brasília).