Bird encerra missão em Alagoas

Agência AlagoasBird encerra missão para a estruturação de nova operação de crédito

Bird encerra missão para a estruturação de nova operação de crédito

Ações do Programa Alagoas Tem Pressa voltadas para a redução da pobreza e para a inserção produtiva formam a linha estratégica da nova operação de crédito do Banco Mundial (Bird), com investimento mínimo estimado em R$ 200 milhões. Técnicos do banco participaram de uma missão em Alagoas, com duração de quatro dias, que se encerrou na semana passada em reunião com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

“Todas essas ações e o novo financiamento junto ao Bird visam fortalecer o estado de Alagoas e promover o seu desenvolvimento. A missão serviu para definir o principal objetivo deste investimento, que é minimizar a exclusão das famílias que vivem na extrema pobreza em nosso estado”, afirmou o secretário.

Durante a missão, realizada de 16 a 22 de junho, nove técnicos do Bird conheceram os projetos estruturantes do Programa Alagoas Tem Pressa – coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e desenvolvido com o suporte técnico da empresa de consultoria Macroplan – e discutiram a negociação da nova operação de crédito, que deve ser aprovada em 2012 e implementada entre 2012 e 2015.

Todo o projeto será executado pela Seplande, que irá coordenar as ações junto às secretarias envolvidas na operação. O financiamento será organizado em linhas diversas: redução da exclusão, proteção contra a vulnerabilidade, promoção da segurança do cidadão, promoção de maiores oportunidades de educação, de saúde e de transferência de renda, promoção da inclusão produtiva e fortalecimento institucional.

Mais de dez ações serão viabilizadas com recursos do Banco, relevantes às áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, agricultura e segurança pública. Para cada uma das linhas e ações serão identificados indicadores de resultados, que irão permitir o monitoramento dos avanços do Programa Alagoas Tem Pressa e a promoção de uma gestão pública focada em resultados.

O chefe da equipe do Banco Mundial e especialista em Proteção Social, Ian Walker, enfatizou a necessidade do alinhamento dos projetos do Programa Alagoas Tem Pressa ao Programa Brasil Sem Miséria, do governo federal. “Percebemos que muitos dos projetos são compatíveis com o objetivo do governo federal, que é o foco do Banco Mundial em nível nacional. Queremos financiar ações que aumentem a vinculação das famílias a diferentes oportunidades de geração de renda”, acrescentou.

Nesses quatro dias em Alagoas, a equipe do Bird se reuniu com secretários e representantes da Agência de Fomento de Alagoas (Afal); das secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico; Educação e Esporte; Assistência e Desenvolvimento Social; Saúde; Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional; Gestão Pública e Articulação Política.

Ações futurasPara a preparação da documentação da operação de crédito, a Seplande irá apresentar uma Carta Consulta e dará celeridade ao fornecimento das informações solicitadas pelo Banco Mundial. Uma próxima missão deve ser realizada entre agosto e setembro deste ano.

Ainda no intuito de viabilizar o financiamento, Alagoas tem buscado solucionar a questão da reestruturação da dívida do estado junto ao governo federal.

Nesse sentido, o governador Teotonio Vilela Filho tem se reunido com a presidente Dilma Rousseff, que garantiu fazer o máximo para auxiliar Alagoas e, assim, possibilitar a realização de novos financiamentos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário