Na manhã desta sexta-feira (1º), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) se reuniu com representantes da Polícia Militar (PM) e das superintendências municipais de Limpeza Urbana (SLUM) e Transportes e Trânsito (SMTT) para discutirem sobre uma operação conjunta de ordenamento dos vendedores ambulantes que será realizada no centro de Maceió.
Ficou acertado que a partir da próxima segunda-feira (4), os fiscais desses órgãos farão uma ação educativa para orientar os comerciantes sobre as normas de funcionamento exigidas pela prefeitura. Desde o dia 25 de maio, a SMCCU está fazendo o ordenamento dos ambulantes da cidade e agora haverá uma intensificação em parceria com outros órgãos. “É preciso organizar, porque, além dos ambulantes, muitas lojas utilizam o espaço público para divulgar seus produtos invadindo o lugar das pessoas transitarem”, afirmou Alexsandro Santos, superintendente adjunto da SMCCU.
A ação conjunta visa disciplinar também, através dos fiscais da SMTT, os condutores que estacionam suas motocicletas no meio do calçadão ou prendem bicicletas a postes e bancos, locais proibidos pela lei. Já a SLUM, notificará os vendedores que não estiverem cumprindo as determinações de limpeza do local.
A Polícia Militar, representada pelo tenente-coronel José Luiz Gonzaga, se comprometeu em garantir a segurança dos fiscais. “A PM será atuante dando todo o suporte necessário, porque muitos vendedores não aceitam as orientações e colocam a integridade dos fiscais em risco” disse ele.
Depois do período de orientação, os vendedores que não cumprirem a lei terão seus produtos e equipamentos apreendidos. O ordenamento continuará nos próximos meses, em toda a cidade, coibindo aqueles que não têm autorização para comercializar em espaços públicos ou que estão fora dos padrões exigidos pela SMCCU.
Assessoria de Comunicação
SMCCU