Glaucoma: diagnóstico precoce pode evitar cegueira

IlustraçãoIlustração

As pessoas acima dos 40 anos ou que tenham histórico familiar de glaucoma devem consultar o oftalmologista uma vez ao ano para verificar a pressão dos olhos. A recomendação é da médica oftalmologista Walesca Donato, que na última sexta-feira (8) esteve durante todo o dia no pátio do Hospital Geral do Estado (HGE) atendendo a servidores, acompanhantes e pacientes do hospital.

A campanha do diagnóstico precoce do glaucoma foi realizada em alusão ao Dia da Saúde Ocular (10 de julho). A iniciativa foi promovida pelo HGE em parceria com o Instituto de Olhos de Maceió (IOM), que disponibilizou um ônibus equipado para o atendimento oftalmológico e panfletos educativos.

De acordo com Walesca Donato, o glaucoma é uma doença ocular causada, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular que danifica o nervo óptico e pode provocar cegueira. A patologia é, na maioria das vezes, hereditária e acomete de 3% a 5% da população brasileira. Também há o glaucoma congênito, mas é raro.

“O glaucoma é uma causa reversível de cegueira, por isso é importante a avaliação do oftalmologista para detectar a doença. No início, o glaucoma não apresenta sintomas, mas evolui progressivamente para perda da visão caso não haja tratamento adequado”, informou a oftalmologista, acrescentando que o controle da doença é feito por meio de consultas periódicas ao especialista e uso de colírio.

Para a técnica de enfermagem do HGE, Karine Pessoa (36 anos), a campanha foi uma oportunidade para saber como está sua saúde ocular. Já, Manuel da Silva (50 anos), que procurou o hospital porque estava sentindo dores, aproveitou para ser atendido pela oftalmologista do IOM. “A médica disse que meus olhos estão excelentes, que não tenho nenhum sintoma que possa levar à cegueira; fiquei muito feliz com a notícia”, contou.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário