Está fervendo a briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro da Série B, bem como está acirrada a luta para escapar das últimas posições. Por isso mesmo, está cada vez mais difícil montar a Seleção da Rodada sem deixar alguém de talento ou capacidade para trás. Mas como só cabem 11 jogadores e mais um técnico, a missão do Portal Futebol Interior foi cumprida.
O destaque da rodada foi a Portuguesa, que retomou a liderança, com 20 pontos, aproveitando a derrota da Ponte Preta para o Sport. Ao lado da Lusa, formam o G4, a Ponte e o Americana, ambos com 20 pontos, e o Paraná, com 17 pontos.
Na parte debaixo, a maior decepção de momento é o Duque de Caxias, com apenas três pontos, enquanto Bragantino, Icasa e Guarani somam apenas nove pontos cada. Estes quatro estariam rebaixados para a Série C caso a competição terminasse agora.
Seleção do Futebol Interior da 10.ª rodada:
Émerson (Guarani); Paulo Sérgio (Americana), Alessandro Lopes (ABC), Ronaldo Alves (Náutico) e Fernandinho (Vitória); Alex Maranhão (Barueri), Ricardinho (Vila Nova), Marielson (ASA) e Naldinho (Sport); Edno (Portuguesa) e Zé Carlos (Criciúma). Técnico – Leandro Campos (ABC).
Veja o que cada selecionável fez na rodada:
Goleiro: Emerson (Guarani) – Foi o principal destaque do Bugre na derrota contra o ABC, mas não pela única boa defesa que fez no primeiro tempo em chute de Makelelê, mas sim pelo gol de falta que marcou aos 40 minutos do segundo tempo. Como um especialista, encobriu a barreira e acertou o ângulo de Wellington, goleiro do time nordestino.
Lateral-direito: Paulo Sérgio (Americana) – Numa posição carente, o veterano continua sobrando. De seus pés nasceram os dois gols do Americana, que fez 2 a 1 sobre o Boa Esporte. Um gol foi de Dodô e outro de Ale, mas quem brilhou mesmo foi Paulo Sérgio, o “homem do passe certo”.
Zagueiro: Alessandro Lopes (ABC) – Firme na marcação, ganhou todas as bolas que disputou com Fernandão, atacante do Guarani, tanto por cima quanto por baixo. Ao lado de Leonardo segurou muito bem o ataque do adversário e transmitiu segurança ao goleiro Wellington.
Zagueiro: Ronaldo Alves (Náutico) – além de marcar um gol foi um verdadeiro paredão diante do Verdão do Cariri, em Juazeiro do Norte. Fez valer a sua experiência.
Lateral-esquerdo: Fernandinho (Vitória) – O jogador esteve muito bem durante os 90 minutos e no final do jogo foi contemplado com o quarto gol do time baiano. Fernandinho apoia muito bem e consegue encontrar espaços até mesmo aonde está complicado passar. Assim, ele está escalado entre os melhores da rodada.
Volante: Alex Maranhão (Grêmio Barueri) – Tem sido muito regular. E não foi diferente na vitória sobre o Duque de Caxias, por 3 a 2. Esta foi a primeira vitória fora de casa do Barueri, que agora respira longe da zona de queda e já começa a sonhar com melhores posições.
Meia: Ricardinho (Vila Nova) – Marcou um golaço de falta na vitória sobre o São Caetano, por 2 a 0. E mostrou muita condição técnica para dominar o setor de meio-campo.
Meia: Marielson (ASA) – Arrebentou na vitória de 4 a 21 sobre o Paraná. Marcou dois gols e deu passe para outro. Precisa de mais alguma coisa? Ele esteve em noite inspiradíssima.
Meia: Naldinho (Sport) – O jogador é um dos destaques do elenco pernambucano. Naldinho demonstrou muita competência em campo diante da Ponte Preta, deixou os marcadores de cabelo em pé e saiu de campo como um dos melhores na vitória, por 3 a 1, na noite do sábado, pela décima rodada da Série B.
Atacante: Edno (Portuguesa) – Outra vez acertou o pé e marcou o gol da vitória que deixou a Lusa na liderança do campeonato. O seu golzinho fez a diferença na vitória apertada, porém justa, diante do Salgueiro.
Atacante: Zé Carlos (Criciúma) – Outro que veio do banco de reservas para decidir a partida. Oxigenou o ataque do Criciúma e deu muito trabalho aos zagueiros do Goias. Mostrou excelente entrosamento com Pedro Carmona, recebendo as duas assistências do meia e marcando os gols que deram a vitória para o time catarinense.
Técnico: Leandro Campos (ABC) – Conseguiu uma importante vitória fora de casa: 2 a 1 sobre o Guarani, em Campinas. Aliás esta foi a segunda vitória fora de casa, porque já tinha batido a Portuguesa, por 3 a 2, no Canindé. O ABC tem um elenco limitado, mas aparece bem arrumado e já tem 17 pontos e briga com forças tradicionais pelas primeiras posições.
Mas outros técnicos também foram bem na rodada, como Geninho, que parece ter encontrado o caminho de ascensão do Vitória. Em alguns jogos e Vica já recolocou o ASA numa boa posição, bem como brilhou a estrela de Guto Ferreira na vitória, por 2 a 0, sobre o Goiás, com dois gols de Zé Carlos que saiu do banco para levar o time catarinense à vitória. Ou ainda destaque para Mazola Júnior, que na sua primeira partida como efetivo, tirou o mistão da Ponte Preta da liderança da competição.