Governo investe na modernização da Cepal

Ascom/SeplandGoverno investe na modernização da Cepal

Governo investe na modernização da Cepal

O Governo do Estado tem trabalhado para a ampliação e modernização da Companhia de Empreendimentos, Parcerias e Intermediação de Alagoas (Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos). O fortalecimento da empresa foi tratado durante reunião do Conselho Administrativo da Cepal, conduzida pelo presidente do Conselho e secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, nesta terça-feira (11).

Ampliar a competitividade e promover a inserção da Cepal no mercado alagoano é o grande objetivo da atual gestão. “O governador Teotonio Vilela Filho reconhece o potencial da Companhia e está empenhado em transformar a Imprensa Oficial Graciliano Ramos no que há de mais moderno na área gráfica e editorial”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Durante o encontro, ganharam destaque questões como a reforma da estrutura física da Companhia, a elaboração de um plano de negócios para todos os produtos desenvolvidos pela Cepal, a regulamentação do Conselho Editorial, a realização de reuniões com mais frequência, entre outros assuntos.
No intuito de difundir o conhecimento e a cultura em Alagoas, a Cepal oferta uma série de produtos, como é o caso da revista Graciliano, da coleção de livros infantis Coco de Roda, a Coleção Pensar Alagoas – que reedita clássicos já esgotados da literatura alagoana, e a revista Economia Política do Desenvolvimento. Um plano de negócios para o fortalecimento de estratégias de mercado que aumentem a comercialização dos produtos será apresentado na próxima reunião do Conselho, no dia 08 de agosto.

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico frisou a necessidade de se fazer parcerias com as demais secretarias do Estado para fomentar e disseminar as revistas e coleções da Cepal. Segundo Luiz Otavio Gomes, a realização de convênios com diversas pastas pode trazer melhorias para o trabalho executado pela Companhia.

“Já fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), que irá comprar 1.200 exemplares da revista Graciliano, das edições de Aurélio Buarque, Graciliano Ramos, entre outras”, afirmou o diretor-presidente da Cepal, Moisés Aguiar.

Modernização – A aquisição de novas máquinas e a reforma no parque gráfico da Cepal são algumas das ações empreendidas pelo Governo para possibilitar uma maior produtividade e qualidade dos serviços da editora. Nesta segunda, o secretário Luiz Otavio Gomes visitou as instalações da empresa.
Recentemente, foram adquiridas máquinas para corte e vinco e uma micro-serrilha. Uma guilhotina industrial e um Computer-To-Plate (CTP) são alguns dos investimentos em fase de pesquisa de mercado e licitação, respectivamente. Segundo o diretor comercial da Cepal, Hermman Melo, a nova maquinaria garante uma rápida produtividade e um melhor acabamento dos produtos impressos.

“A CTP é de extrema importância porque vai permitir que deixemos de terceirizar o serviço de gravação de chapas. Assim, teremos um ganho significativo no orçamento”, explicou Hermman Melo.
Além da aquisição de novas máquinas, técnicos da Cepal estão sendo treinados para operar impressoras digitais offset cinco cores, através da participação em cursos e feiras. As capacitações e o novo equipamento irão dinamizar o processo de produção.

Convênio com a Bahia – A Imprensa Oficial do Estado da Bahia, através de convênio firmado com a Cepal, cedeu o sistema Egbanet, que possibilita a diagramação eletrônica, antes realizada manualmente, do Diário Oficial (DO).
A versão eletrônica do DO também passará a contar com uma novidade até 2012: a busca direcionada e a pesquisa de informações específicas. Para isso, será necessário ser assinante do Diário Oficial na internet, disponibilizado na página www.cepal-al.com.br. “Os assinantes poderão pesquisar por assuntos de seu interesse automaticamente, apenas digitando palavras-chave”, detalhou o diretor-presidente da Cepal, Moisés Aguiar.

Fonte: Renée Le Campion/Sepland

Veja Mais

Deixe um comentário