Buscando repetir o sucesso alcançado em 2010 – quando foram formados 482 agentes multiplicadores –, o curso de Disseminadores da Educação Fiscal está com inscrições abertas para mais uma edição. As matrículas seguem até o próximo dia 12 de agosto e podem ser feitas pessoalmente no prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ou por meio da internet.

Os interessados devem procurar a Coordenadoria Setorial de Comunicação e Educação Fiscal (Cocef), localizada no 3º andar do prédio do órgão (Rua General Hermes, nº 80, Cambona), no horário de 9h às 16h30. Quem quiser, também pode se inscrever por email. A solicitação deve ser enviada para coordenadora da capacitação, Silvia Jane de Medeiros Cerqueira (silviaesaf@gmail.com).

Gratuitas, as aulas acontecerão no período de 15 de agosto a 13 de novembro e tem como objetivo conscientizar a população acerca da função social dos tributos e da importância do controle social sobre a administração pública, ampliando a rede nacional de atuação. A iniciativa também pretende criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

O curso conta com 300 vagas e é aberto a toda a sociedade. Os únicos pré-requisitos para participar são ter disponibilidade de tempo, conhecimentos básicos de informática e endereço eletrônico (e-mail). “É importante frisar que todos precisam ter um email, pois essa é a forma de comunicação com os tutores e com a coordenação”, ressalta a coordenadora da Cocef, Aída Gama.

Todo o conteúdo será trabalhado via internet, por meio de fóruns e chats. Os assuntos estarão disponíveis no site da Escola Superior de Administração Fazendária (www.esaf.fazenda.gov.br), instituição ligada ao Ministério da Fazenda e responsável pela certificação do treinamento. Além disso, os alunos também receberão gratuitamente os quatro módulos com os temas estudados e poderão ter aulas presenciais para tirar dúvidas.

De acordo com a coordenadora da capacitação, pessoas de vários municípios estão se inscrevendo, já que o sistema informatizado de educação à distância permite a participação de todo o Estado. “Temos muitas cidades participando. Nesta edição, as principais, exceto Maceió, são Feira Grande e Arapiraca. Além disso, também tivemos muitas matriculas de alunos da Uneal de São Miguel dos Campos”, diz Silvia Jane.

Resultados

Até agora, 2.095 pessoas já concluíram o curso. A meta para 2011 é aumentar ainda mais esse número, atingindo o máximo de cidades alagoanas possível. “Queremos estreitar a relação do Estado com os cidadãos, mostrando a importância do controle social para o pleno exercício da cidadania”, ressalta a coordenadora de Comunicação e Educação Fiscal da Fazenda, Aida Gama.

A atividade é parte do Programa de Educação Fiscal de Alagoas, coordenado por meio de uma parceria entre a Sefaz, o Procon, a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Para mais informações sobre o curso, basta entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelos números 3315-7825 e 3315-3309.

Veja Mais

Deixe um comentário