O advogado João Firmo Soares e seu filho de quatro anos foram baleados após um assalto ocorrido nesta terça-feira, 09, na entrada do município de Santana do Ipanema, distante 204 quilômetros de Maceió.
De acordo com informações do 34º Distrito Policial de Santana do Ipanema, o advogado passava pelas mediações do Campo da Aviação com o seu filho quando avistou dois colegas, que tiveram duas motocicletas tomadas em assalto.
Sensibilizado, Firmo deu carona aos colegas e seguiu no encalço dos acusados. Ainda pela região, um dos criminosos percebeu que o veículo o seguia e começou a atirar contra o carro do advogado. Firmo foi atingido no ombro e a criança recebeu um tiro na cabeça.
O garoto e advogado receberam os primeiros atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Devido a gravidade, a criança foi encaminhada pelo helicóptero do Samu ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche. Já o pai foi atendido no hospital de Santana do Ipanema.
Acusado
Segundo o 34º DP, Lucas Mateus Andrade Viana, de 21 anos, estava de posse de uma das motocicletas roubadas e foi detido na AL- 130. Lucas deverá ser indiciado por roubo qualificado e tentativa de homicídio.
Em depoimento ao delegado responsável pelo caso, Rodrigo Rocha Cavalcante, as vítimas do assalto contaram que tinham saído da Feira de Gado, em Senador Rui Palmeira, quando foram abordadas por dois assaltantes a pé e armados.
"Foram levadas as duas motocicletas. As vítimas disseram que o advogado teria ido atrás de um dos bandidos para ajudar a recuperar a motocicleta", confirmou o delegado.
OAB
A assessoria de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil informou que João Firmo seria conselheiro da OAB em Alagoas.
O presidente da Subsecção da OAB/AL em Santana do Ipanema, Cícero Angelino, está acompanhando o caso de perto e afirmou que a situação de violência e insegurança no Sertão é muito grave. “Não é só à noite. Trafegar nas estradas de Alagoas na região do Sertão, mesmo de dia, está um perigo”, afirmou.
A OAB/AL está acompanhando junto à direção do Hospital Geral do Estado a situação da criança transferida. A informação recebida às 16h50 foi de que ela está no centro cirúrgico em estado grave.
As informações repassadas pela OAB diferem da Polícia Civil. Por volta do meio dia, o advogado e o filho saíram de Santana do Ipanema em destino a cidade de Olho D’Água das Flores para almoçar.
No meio do caminho, Firmo se deparou com as vítimas. Ele colocou as vítimas em seu carro e seguiu em direção à Olho D’Água para levá-lo à Delegacia. Logo adiante, o carro de João Firmo acabou encontrando os dois assaltantes, que das motos, atiraram contra o veículo do advogado. João Firmo disse acreditar que a vítima do assalto foi reconhecida pelos assaltantes.
Ao perceber que o filho havia sido atingido por um dos tiros, Firmo deu a volta e seguiu em direção do Hospital de Santana do Ipanema. A bala que atingiu o advogado ficou alojada e ainda nesta tarde será extraída durante procedimento cirúrgico.