O deputado federal Rui Palmeira (PSDB/AL) assinou nesta terça-feira (9) requerimentos convocando o ministro do Turismo Pedro Novais a esclarecer o mais novo caso de corrupção envolvendo integrantes do governo Dilma Roussef.
A bancada do PSDB na Câmara quer esclarecer as irregularidades que motivaram a prisão de 38 pessoas ligadas ao Ministério do Turismo durante operação da Polícia Federal desencadeada na manhã desta terça-feira.
"A cada semana um escândalo marca o governo federal. Neste caso do ministério do Turismo o número de pessoas acusadas e detidas pela Polícia Federal impressiona: quase 40 pessoas, inclusive o ocupante do segundo cargo mais importante do Ministério. Vamos cobrar apuração das denúncias e punição aos culpados e por isso o ministro terá que prestar esclarecimentos ao país" afirmou Rui Palmeira.
Requerimentos assinados por Rui Palmeira e pelo deputado Otávio Leite (PSDB/RJ) na Comissão de Turismo e pelo deputado Fernando Francischini (PSDB/PR) na Comissão de Fiscalização Financeira pedem a convocação do titular da pasta, Pedro Novais, para prestar esclarecimentos na Câmara. Os documentos devem ser votados amanhã.
O partido ingressou, ainda, com pedido de convocação do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, na Comissão de Turismo para prestar esclarecimentos sobre as causas e consequências do aumento dos casos de corrupção em órgãos do Governo Federal.
O requerimento é assinado também por Rui Palmeira e Otávio Leite. Também será apresentado convite à Procuradoria Geral da República e ao Tribunal de Contas da União (TCU) para debaterem o assunto na Casa. Francischini entregou, ainda, requerimento solicitando informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a operação da PF.
Bancada cobra explicações
O líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (PSDB/SP), anunciou nesta terça-feira as ações a serem adotadas pela legenda e cobrou punição dos envolvidos em mais um escândalo que atinge um ministério do governo Dilma. Nas últimas semanas, as pastas dos Transportes e da Agricultura também ganharam as páginas do noticiário em virtude de denúncias de corrupção.
De acordo com Nogueira, o partido entrará com representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo investigação dos fatos.