A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realiza nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, mais uma etapa do Projeto Mercado Cidadão, desta vez na antiga Ceasa, onde atualmente trabalham feirantes que antes atuavam na extinta Feira do Passarinho. De acordo com o secretário Arnóbio Cavalcanti Filho, é a primeira vez, em 50 anos, que esses permissionários têm para si um dia de cidadania.
“A Prefeitura de Maceió tem se empenhado para que esses pequenos comerciantes sejam beneficiados com ações que melhorem a sua qualidade de vida, as suas condições de trabalho e a sua renda. Para isso a Semtabes tem trabalhado na organização desses vendedores – que hoje têm um espaço digno para vender seus produtos, com limpeza, iluminação, banheiros e outros serviços – e em oferecer, também, capacitação e orientação que tragam sustentabilidade aos seus negócios. Com essa edição do Mercado Cidadão, estamos levando, também, ações de cidadania, que vão beneficiá-los mais ainda”, diz o secretário.
Durante a ação, que tem como parceiros o Banco do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), serão oferecidos serviços como exame de vista, corte de cabelo, medição de pressão arterial, emissão de documentos, inclusive carteira profissional, cadastro para empregos e orientação de crédito pelo Banco do Brasil.
Todos os permissionários, seus familiares e o público em geral podem ser nbeneficiados. Segundo o secretário Arnóbio Cavalcante, a Semtabes tem procurado realizar ações desse tipo em todos os mercados públicos de Maceió.