A UDV – União do Vegetal foi homenageada em sessão solene e conjunta da Assembleia Legislativa de Alagoas e Câmara de Vereadores de Maceió, pela passagem de seus 50 anos. Em Marechal Deodoro, a União existe desde fevereiro de 1993. E através de sua mantenedora, o Lar Mariana, desde 2003 realiza um trabalho beneficente com crianças, pré-adolescentes e suas mães.
A sessão foi presidida pelo deputado estadual Judson Cabral (PT), que em sua fala ressaltou a importância da União do Vegetal. "Não apenas em seu caráter beneficente. Mas pela possibilidade de se buscar a evolução espiritual", disse. A vereadora por Maceió, e ex-senadora, Heloisa Helena, também compôs a mesa diretora da sessão e lembrou de sua infância no sertão de Alagoas em que teve o primeiro contato com um dos símbolos da UDV. "A partir daí eu estudei, me informei e tive a oportunidade de saber algo mais sobre este trabalho maravilhoso da UDV" – disse.
O Mestre da 10a região, José Leite, lembrou da recriação da UDV pelo seringueiro José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel. Ele citou as dificuldades encontradas pelo Mestre Gabriel no início da distribuição do vegetal aos discípulos em Porto Velho, capital de Rondônia. E que desde 1961 esse trabalho vem aumentando, vem sendo cada vez mais reconhecido pelas autoridades e principalmente levando luz, paz e amor às pessoas.
A plenária lotada de discípulos, simpatizantes da UDV e imprensa, também assistiu a um vídeo institucional da entidade. Além do Núcleo Princesa Mariana, em Marechal Deodoro, a UDV também está presente em Alagoas com o Núcleo Flor de Maria, em Ipioca.
Em todo Brasil a UDV tem hoje cerca de 15 mil membros.