A V Bienal Internacional do livro de Alagoas vai servir de palco para o lançamento da edição de setembro/outubro da revista cultural Graciliano, nessa segunda-feira (24), às 20h. Editada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, órgão ligado à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), a publicação se propõe a revelar aspectos da arte e cultura do estado e apresenta como tema “Brincadeira Popular – Os segredos do folclore alagoano”.
Neste número, o leitor terá maior contato com as diversidades das manifestações populares alagoanas, através de uma entrevista com o antropólogo carioca Raul Lody. A agenda dos ensaios de folguedos nas comunidades alagoanas e artigos de especialistas como Telma César, professora da Ufal e diretora da Cia. dos Pés; Josefina Medeiros Novaes, ex presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal); Bruno Cavalcante, antropólogo e professor da Ufal e Carmen Lúcia Dantas, museóloga, também fortalecem o tema discutido.
O ensaio fotográfico de moda de autoria de Herbert Loureiro e do estilista Ander Oliveira ilustra a seção Ensaio Visual, e no espaço denominado Documenta, a revista oferece ainda a reprodução de quatro dos 30 mapas elaborados através da pesquisa Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, da Secretaria de Estado da Cultura.
A 10ª edição da Graciliano traz em sua capa uma fotografia do folguedo religioso Bandos, de Chã de Anadia, do professor, documentarista e fotógrafo Celso Brandão. Além das novidades no projeto gráfico, que foi desenvolvido para facilitar a leitura, e na linha editorial, com novas seções fixas, como o ‘Saiba Mais’, a revista agora passa a ter periodicidade bimestral.
A revista Graciliano é vendida por R$ 5, e pode ser encontrada no estande da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, durante a Bienal; na sede da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, no Farol; na Revistaria Porto Seguro; na Livraria da Edufal e em bancas de revista da orla e do centro de Maceió.