O trio de delegados Ana Luiza Nogueira, Kelmann Vieira e Mauricio Henrique Duarte entregou no fim da tarde de ontem (29), inquérito sobre as investigações do caso que envolve o assassinato do vereador Luiz Ferreira, morto no dia 03 de setembro em uma emboscada quando voltava de uma entrevista concedida a uma rádio de Anadia.
Em entrevista ao Alagoas 24 horas, o delegado Kelmann Vieira disse que “a polícia não tem dúvidas sobre a participação dos envolvidos no crime” que tem entre os acusados a ex-prefeita de Anadia, Sânia Tereza. “No caso da prefeita, ela ocupa um cargo público, por esta razão o inquérito foi entregue ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) que deverá oferecer a denúncia”, relatou o promotor da Vara de Execuções Penais e nomeado para o caso, Cyro Blater, em conversa exclusiva com o Alagoas 24 horas.
Já os outros três envolvidos, o marido da prefeita, Alessander Ferreira Leal, o policial militar Cláudio Magalhães da Silva e o vigilante Adailton Ferreira, conhecido como Dau, e preso na última sexta-feira, o inquérito foi entregue ao Grupo Especial de Combate a Organizações Criminosas (Gecoc), onde ficará sob responsabilidade de Blater.
Segundo o promotor, por conta do feriado do dia 02 de novembro – prazo que expira a prisão preventiva dos acusados – até a quinta-feira (03) o promotor deverá oferecer denúncia ao Ministério Público solicitando a prisão dos acusados.
De acordo com o delegado Kelmann Vieira o curto espaço de tempo entre a entrega do inquérito e a denúncia ao Ministério Público comprovam a teoria da polícia e valorizam o trabalho do trio de delegados que, segundo ele, apresentou indícios suficientes da participação dos acusados. “O crime foi cometido em um local ermo e presenciado por um morador de uma fazenda próxima de onde o vereador foi executado. Todos os indícios apontam para os acusados, mais do que isso só se os envolvidos confessassem a participação no crime, o que provavelmente eles não farão”, relatou Kelmann. Ainda segundo o delegado, a testemunha aponta o policial militar Cláudio Magalhães como sendo o autor dos disparos.
A participação dos demais envolvidos não foi detalhada pela polícia, uma vez que o caso corre em segredo de Justiça. O delegado informou que Ana Luiza Nogueira, também responsável pelas investigações, deverá convocar a imprensa para uma coletiva que deve ocorrer na segunda-feira (31), para outros esclarecimentos.
Entenda o caso
A ex-prefeita de Anadia, Sânia Tereza, seu esposo Alessander Ferreira Leal, o policial militar, Cláudio Magalhães da Silva e o vigilante Adailton Ferreira foram presos acusados de envolvimento na morte do vereador Luiz Ferreira, assassinado no dia 03 de setembro, com 13 tiros de pistola na rodovia AL- 450, quando voltava de uma entrevista a uma rádio da região, após ter anunciado sua candidatura à prefeitura do município.
Segundo o secretário de Defesa Social, Dário César, Sânia Tereza e seu esposo são apontados como autores intelectuais do crime. Já o militar – que é primo da prefeita – é apontado como autor material do crime.
Além do crime de homicídio, a prefeita, segundo informações da Polícia Civil de Alagoas, está ainda sendo acusada de formação de quadrilha, peculato, fraude em licitação, crime contra a administração pública e falsidade ideológica.