Há aqueles que acham que os 25 anos de Alex Ferguson como técnico do Manchester United são impossíveis de repetir ou não existe em qualquer lugar do mundo. Pois Joe Paterno, treinador do time de futebol americano da Universidade de Penn State, encerrará sua era na faculdade depois de 45 anos à frente da mesma equipe.
O motivo pelo qual ele encerrará seu ciclo no futebol americano universitário não é nada feliz, merecedor ou imaginável para o técnico que tem mais vitórias (409) na história do "College Football". Paterno, de 84 anos, sabia e não notificou as autoridades sobre um caso de pedofilia envolvendo seu ex-coordenador defensivo Jerry Sandusky, que foi preso nesta semana por ter molestado oito garotos entre os anos de 1994 a 2009.
Paterno até chegou a saber de um caso em 2002, através de testemunhas visuais, que Sandusky molestou um garoto de dez anos dentro dos chuveiros do vestiário de Penn State, porém mesmo assim não notificou o caso à polícia. Ele apenas avisou o diretor da atlética da faculdade, Tim Curley.
Após o caso ter se tornado público recentemente, Paterno ouviu inúmeras críticas por não ter feito nada sobre o assunto e então anunciou nesta quarta-feira a sua aposentadoria do futebol americano universitário assim que a temporada terminar.
"Eu estou absolutamente devastado por esse caso. Eu prezo pelas crianças e pelas suas famílias e rezo pelo conforto e alívio deles. Eu venho trabalhar há 61 anos com um objetivo na mente: servir os melhores interesses desta universidade e os jovens que estão sob meus cuidados. Eu tenho o mesmo objetivo hoje. É por isso que estou anunciando minha aposentadoria assim que acabar esta temporada", disse o técnico, através de um comunicado oficial.
"Isso é uma tragédia. É um dos grandes arrependimentos da minha vida. Eu queria ter feito mais. Meus objetivos agora são terminar a temporada com dignidade e determinação. E eu passarei o resto da minha vida fazendo de tudo para ajudar esta universidade".
Penn State enfrenta a universidade de Nebraska neste sábado no seu último jogo em casa da temporada, onde Paterno, que começou como assistente em 1950 na faculdade, poderá se despedir do torcedor que o acolheu durante todos esses anos e viu o treinador levar o time de futebol americano a dois títulos nacionais (1982 e 1986).