A Federação Alagoana de Futebol (FAF) guarda a sete chaves a fórmula de disputa e o regulamento do Campeonato Alagoano do próximo ano. A intenção é revelar os detalhes da competição apenas nesta quinta, a partir das 15h, na reunião do conselho arbitral que definirá todos os aspectos que envolvem a competição da 1ª Divisão.
O campeonato alagoano deverá ter dois turnos com a inclusão de quadrangulares decisivos nos dois turnos da competição. Esta fórmula traria para o campeonato mais decisões com jogos com mais apelos populares e com maior expectativa de público.
Se houver campeões de turnos diferentes haverá uma decisão extra para ser apontado o campeão. Caso haja um mesmo campeão nos dois turnos, esta equipe será indicada como campeã alagoana da temporada.
A rodada de abertura da competição poderá repetir a estratégia do ano passado, que colocou CSA e CRB na rodada inicial da competição. Não está descartada a possibilidade de um confronto entre os campeões da 1ª e da 2ª divisão na abertura do estadual, o que colocaria frente à frente, ASA e CEO, respectivamente.
Entre as outras novidades para o conselho arbitral estarão a permanência das transmissões através da TV Pajuçara e um pedido de reajuste para os árbitros que já foi encaminhado e protocolado junto à FAF.
Outra novidade para a próxima temporada também deverá vir através da arbitragem. Na decisão da 2ª Divisão foi testada a utilização de pontos eletrônicos. A princípio, a avaliação foi positiva e esta deverá ser a principal novidade entre árbitros e assistentes para a temporada 2012.
Um campeonato com mais decisões foi algo sugerido pelo próprio presidente logo após o final do estadual desta temporada.
O campeonato Alagoano deverá ser iniciado no dia 14 de janeiro com a participação de dez equipes: ASA (Arapiraca) – atual campeão – , CEO (Olho D’Água das Flores), Corinthians Alagoano (Pilar), Coruripe (Coruripe), CRB (Maceió), CSA (Maceió), CSE (Palmeira dos Indios), Penedense (Penedo) e Sport Santo Antonio (Atalaia).