A predominância feminina entre a faixa etária de 20 a 34 anos, em Alagoas, é de 92,8%, conforme aponta o documento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na manhã desta quarta-feira (16). O levantamento foi feito a partir da análise do Censo 2010, onde foi focado temas relacionado como aspectos demográficos, educacionais, de saneamento e perfil de distribuição dos rendimentos nos municípios brasileiros.
O levantamento apontou também que os municípios menos populosos, com até 20 mil habitantes, De acordo com a Agência Brasil, o número de homens ultrapassa o das mulheres de forma mais evidente, chegando até a superar em cerca de 30%, a exemplo de 20 cidades localizadas no estado de São Paulo.
Nos municípios localizados nos estados do Pará, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso, já apresentavam uma concentração maior de homens no início da década, segundo a AB, tendo um crescimento acentuado ao longo dos anos.
Já no outro extremo, 20 cidades apresentam uma maior concentração de mulheres, entre elas 12 são capitais. De acordo com o levantamento, oito estão localizadas na Região Nordeste, três na Sudeste e apenas uma no Sul, apontando ainda que o município onde há menor diferença entre a população masculina e feminina é a cidade de Santos (SP), com 84,4 homens, em cada grupo de 100 mulheres.
Acompanhando Alagoas, na predominância feminina na faixa etária de 20 a 34 anos, se destacam os estados de Sergipe (94,6%), Pernambuco (94,8%), Rio de Janeiro (95,5%) e o Distrito Federal, onde segundo a AB, há 91,5 homens para 100 mulheres. Já no outro extremo, Mato Grosso (107,0%), Santa Catarina (102,0%), Rondônia (101,2%) e Pará (100,3%) são os estados que tem a maior concentração masculina, referente à mesma faixa etária.