Nesta quinta-feira, Herbert Hainer, o presidente da marca alemã responsável pela fabricação da nova bola para a disputa da Eurocopa 2102, declarou que ela será mais rápida e igualmente imprevisível para os goleiros do que a "velha" Jabulani, utilizada na Copa do Mundo de 2010 e alvo de muitas polêmicas e críticas por parte dos atletas que lá estavam. A apresentação da "nova Jabulani" está marcada para o dia 2 de dezembro durante a cerimônia do sorteio dos grupos da competição, em Kiev.
– Ela favorecerá o espetáculo porque veremos mais gols de longa distância – declarou Herbert Hainer.
Na Copa da África do Sul, a Jabulani não conquistou a simpatia dos goleiros. Julio César, da Seleção Brasileira, chegou a compará-la a uma "bola de supermercado", por exemplo.
– Quanto à Jabulani, certamente tem que se levar em conta a altitude elevada em que parte do torneio da África do Sul foi disputado (1.700 metros em Johannesburgo) – completou.
Segundo a publicação do jornal "As", quem gostará da novidade são os jogadores mais técnicos, já que a "pelota" rola mais ligeira. Por isso, o diário espanhol citou os compatriotas Xavi, Iniesta e Silva, como os atletas que terão maior facilidade para se adequar.
Apesar das inovações sustentadas pela vontade de ver a rede balançar mais vezes, a verdade é que a média de gols do Mundial de 2010 foi inferior a da Eurocopa de 2008 (2,27 contra 2,48).