O presidente do Tribunal Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Orlando Manso, e o diretor-geral do órgão, Marcondes Grace Silva, representam a Justiça Eleitoral alagoana no V Encontro Nacional do Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e iniciado nesta quinta-feira,17, em Porto Alegre (RS), sob a presidência do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. O evento tem por objetivo a definição das metas das instituições do setor para 2012 e reúne presidentes, vice-presidentes, corregedores de 90 tribunais, além dos conselheiros do CNJ e outras autoridades.
Conforme a programação, na manhã da sexta-feira (18/11) serão apresentados os resultados prévios do cumprimento das metas nacionais de 2011 estabelecidas em dezembro do an passado, em exposição do secretário-geral do CNJ, Fernando Marcondes, e dos juízes auxiliares da presidência do Conselho, Antônio Carlos Alves Braga Junior e Marcelo Berthe. Neste mesmo dia, um segundo painel reunirá os corregedores de Justiça, com a coordenação da corregedora nacional, ministra Eliana Calmon.
Na tarde desta mesma data, os presidentes do CNJ, ministro Cezar Peluso, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Álvaro Luiz Pinto, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, apresentarão os principais resultados das atividades do Poder Judiciário ao longo do ano e haverá a apresentação do resultado da votação das metas prioritárias para 2012.
Ainda o presidente e o diretor -geral do TRE-AL participaram do 55º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, realizado na capital gaúcha e encerrado na ultima essa quarta-feira,. quando, segundo Marcondes Grace, foram debatidos assuntos relacionados ao aperfeiçoamento das ações do Poder Judiciário Eleitoral, incluindo a apresentação, a cargo da diretora do Tribunal Superior Eleitoral, (TSE), Patricia Landi, sobre os próximos passos do recadastramento de eleitores com os recursos da biometria.
Marcondes Grace informou que, de acordo com a doutora Patrícia, “em 2012 e 2013 o TSE pretende incorporar o recadastramento às rotinas dos cartórios, sem a necessidade de mutirões, como os que vêm sendo realizados em Alagoas, por exemplo”. (Com Agência do CNJ).