Após denúncia anônima, o serviço de inteligência e a guarnição do supervisor do BPA apreenderam na tarde de ontem (quinta-feira, 17) vinte e dois pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro numa residência localizada no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió.
Aves como papagaio, cancan, mané mago, galo de campina, papa-capim e canário da terra foram encontrados na casa de José Raimundo. Contra ele foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência por infrigir o artigo 29, parágrafo 1º, Inciso III, da Lei dos Crimes Ambientais – L. 9.605/98.
De acordo com a lei, é tipificado o crime ambiental manter em cativeiro animal silvestre sem a devida autorização do órgão competente. A pena para o crime é de seis meses a um ano, e multa. Todos os pássaros foram recolhidos ao IBAMA.
Operação no Parque Municipal e resgate de jacaré
Uma fiscalização ocorrida também nesta quinta pelo BPA em conjunto com a Secretária Municipal de Proteção do Meio Ambiente de Maceió (SEMPMA) resultou na apreensão de material para a extração de areia sem sem a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Já no final da tarde de ontem, o Batalhão Ambiental resgatou um filhote de jacaré da espécie papo amarelo, no município de Coqueiro Seco. O réptil foi encontrado no quintal de uma residência, às margens da lagoa Mundaú .
De acordo com o BPA, qualquer denúncia poderá ser feita por meio dos números 3315-4325 e 8833-5879.