Com a alta temporada de portas abertas, o turismo ferve em Alagoas. E a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq-AL), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), entrega mais de 125 currículos vitae de profissionais capacitados para suprir as demandas do setor e atendendo diversos segmentos da atividade turística. A entrega acontece no Centro de Convenções, na próxima sexta-feira, às 14h30 e vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela.
O turismo, atividade conhecida por gerar empregos a custos baixos, apresentou crescimento dentre os setores que mais geram empregos no Estado. Segundo dados da Seteq, de 2003 a 2010, Alagoas mostrou elevação de 165%.
Analisando a demanda e a oferta do setor, a Seteq, solicitou, – em maio desse ano, numa das reuniões do Fórum Estadual do Turismo -, ao Trade Turístico alagoano que repassassem as necessidades e carências dos campos de trabalho em hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos.
Depois de definidas por ordem de prioridade, a Seteq, por meio programa ‘Qualifica Alagoas’, inserido no Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq), desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, realizou ações para atender as solicitações do segmento, a exemplo de capacitação, qualificação, programas de incentivo a inserção no mercado de trabalho, entre outros.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse é só o começo. “A entrega dos currículos abrirá portas e começará a suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada. Novos hotéis e o aumento constante de fluxo e ocupação hoteleira é uma vertente que justifica a necessidade. Temos mesmo que estar preparados para receber o visitante”, afirma.
Os dados positivos da empregabilidade em Alagoas vem sendo apresentado pelo secretário do Trabalho Herbert Motta, que demonstra satisfação com o avanços obtidos na pasta no diz respeito a qualificação profissional através do programa Qualifica Alagoas.“O governo do Estado dá um grande passo com o Qualifica Alagoas e ao anunciar a ampliação do programa com recursos próprios para os próximos anos. A qualificação e a inserção têm sido prioridades do governador Teotonio Vilela”, finalizou Motta.
No próximo dia 12, o governador entregará os certificados de todos os concluintes do programa Qualifica Alagoas, cerca de 800 formandos. A entrega será no Centro de Convenções.