A decoração natalina produzida a cada final de ano, pelo setor de eventos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) chama a atenção de gestores municipais e é transformada em formação para servidores e estudantes. Os enfeites produzidos a partir de garrafas pets recolhidas e doadas por alunos da rede pública são transformados pela equipe formada por seis pessoas.
No ano passado, professores e alunos da rede municipal de Palmeira dos Índios participaram das oficinas. Este ano, o setor organizou as atividades em Japaratinga, Pão de Açúcar e nos dias 12 e 13 de dezembro, será a vez do município de Flexeiras. “A produção das decorações resultou no reaproveitamento de aproximadamente 15 mil garrafas pet”, conta Simone Albuquerque, coordenadora do setor de eventos.
Ela disse ainda que, durante as formações realizadas esse ano, foram produzidas: uma árvore de natal com sete metros e três com seis metros de altura; 15 estrelas de 1,5 metro; nove velas e dois bonecos de neve com 1,8 metro. “Além disso, estamos concluindo a confecção de estrelas e velas para a decoração do IMA, que será exposta no dia 10 de dezembro”.
As garrafas são recolhidas durante gincanas de educação ambiental que a Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa (Didep) desenvolve em escolas de todo o estado. “As crianças se envolvem na brincadeira, entram nas provas para vencer, e sempre conseguem juntar significativas quantidades de garrafas pet, além de pilhas e chapas de Raio-x”, explica Fernando Veras, Diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA.
Simone Albuquerque comenta ainda que doações de garrafas pet também podem ser feitas diretamente no IMA. “Contamos, principalmente, com a colaboração de restaurantes e lanchonetes, pois estamos elaborando um projeto para a construção de uma casa e móveis ecológicos logo após o carnaval”.