Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) participam na próxima sexta-feira, dia 09, da segunda audiência pública para tratar da possível retirada das árvores que margeiam a rodovia AL 220, no trecho entre os municípios de São Miguel dos Campos e Campo Alegre. Caso receba algum pedido formal para supressão da vegetação, as discussões das audiências também servirão como incremento da análise.
O tema gera certa polêmica entre a população e muita comoção entre os parentes das pessoas que sofreram algum tipo de acidente fatal naquele trecho de rodovia. Entretanto, segundo Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, é importante considerar os dois os aspectos da situação: o perigo para as pessoas que trafegam na área e a observação do que afirma a legislação.
“Mesmo sem qualquer pedido formal junto ao IMA, nós decidimos iniciar um estudo que deverá embasar melhor qualquer decisão que possamos tomar. A participação nas audiências é um elemento a mais porque podemos também considerar a opinião popular sobre a questão”, argumentou Adriano.
A primeira audiência, realizada na Câmara Municipal de Arapiraca, aconteceu sob um clima de bastante comoção com a participação de parentes de vítimas de acidentes, vereadores, deputados, representantes do IMA e do Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo dados do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) entre os anos de 2008 e 2010, teria havido 87 mortes de condutores e passageiros de veículos após colisão com árvores, naquele trecho. Em 2011 há registro de três acidentes e em um deles morreram cinco pessoas da mesma família.
Após a audiência de Limoeiro do Anadia, devem ser marcadas as datas para as próximas que serão realizadas nos municípios de Campo Alegre, São Miguel dos Campos e na Assembléia Legislativa de Maceió.